Discurso de ódio

Texto com ameaças a alunos e professores é espalhado na UPE

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/11/2018 às 19:38

-Foto: Reprodução / Google Street View

Um novo caso de xingamentos e ameaças a estudantes e professores universitários foi registrado num campus de universidade pública de Pernambuco nesta quinta-feira (8). Desta vez, o caso aconteceu na Universidade de Pernambuco (UPE). O panfleto que viralizou nas redes sociais foi fixado em quadros de avisos do Campus Mata Norte da UPE, que fica na cidade de Nazaré da Mata. Um caso semelhante repercutiu nesta semana, com professores e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nos textos do panfleto da UPE, é possível ler "A doutrinação vai acabar. É o Mito. Ustra Vive!", que faz menção ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e exalta o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que foi chefe comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo entre 1970 e 1974 e tornou-se o primeiro militar a ser reconhecido pela Justiça, em 2008, como torturador durante a ditadura.

Em 2016, durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Bolsonaro homenageou Ustra e dedicou seu voto favorável ao afastamento da presidente "à memória dele".

"O mito vem aí e a doutrinação vai acabar. Todos os professores, enganadores e doutrinadores da Universidade de Pernambuco vão ter que sair correndo. Serão todos demitidos e o mito vai estar de olho. Somos soldados do mito e é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Vamos acabar com a doutrinação de Paulo Freire nas aulas de licenciatura. O Espaço de Paulo Freire vai ter que mudar de nome e será coronel Ustra. Queremos as verdades nas aulas, sem doutrinação e ideologia comunista", afirma um dos trechos da mensagem.

A UPE tomou conhecimento do caso nesta quinta-feira e retirou os panfletos dos quadros de avisos do campus. Além disso, a instituição de ensino superior já comunicou que está tomando as providências judiciais cabíveis para o episódio.

Ameaças e xingamentos na UFPE:

Professores e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram xingados e ameaçados por meio de panfletos e mensagens na internet, nos últimos dias. No caso mais recente, que começou a repercutir nas redes sociais, uma lista intitulada “Doutrinadores e alunos que serão banidos do CFCH-UFPE, em 2019” intimida nominalmente cerca de 20 pessoas.

Anunciando, no final: “vocês serão banidos! Escórias! O mito vem aí”, em uma relação ao futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Primeiro a ser citado depois de “todos os alunos esquerdistas do curso de História’’, o professor de filosofia Michel Zaidan, classificado na lista como “doutrinador, comunista, antidemocrático”, afirmou não estar se sentido ameaçado.

Aposentado desde maio, o ex-servidor público suspeita de que a ação seja de “autoria de um grupo de neofacistas da universidade”. Também citado na relação, o sociólogo José Luiz Ratton, rotulado no texto como “doutrinador socialista que faz apologia ao uso de drogas junto aos seus orientandos esquerdistas’’, disse que está tomando as providências institucionais necessárias. “Todos os meios institucionais estão sendo buscados para que esse tipo de ameaça não volte a se repetir. As instituições precisam garantir os direitos não só dos professores citados, mas dos estudantes”, afirma.

Nesta quinta, o MPF informou que investigará o caso.

*Com informações do Jornal do Commercio

Nossos Produtos

Rádio JC FM

Ao Vivo

Rádio Jornal

Ao Vivo

TV Jornal

Ao Vivo