Recife

Todos os bares da Rua Mamede Simões são interditados pelos Bombeiros

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/11/2018 às 15:59

-Foto: Felipe Ribeiro / JC Imagem

Os Bombeiros interditaram nesse sábado (10) todos os bares da Rua Mamede Simões, no bairro e Santo Amaro, área central do Recife. A rua é considerada um dos polos boêmios da capital pernambucana e abriga estabelecimentos famosos, como o Bar Central, que também não ficou livre da fiscalização e foi interditado.

A ação conjunta entre o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a Polícia Militar interrompeu também o funcionamento dos bares Frontal, Puxinamã, Besta Fera e Boi Neon.

Quem passou pela Mamede Simões na manhã deste domingo (11) encontrou o aviso de "Interditado" na entrada dos estabelecimentos. Os bares permanecerão assim até que os proprietários procurem regularizar a situação com o Corpo de Bombeiros.

"Identificamos alguns riscos, como de incêndio, risco de explosão com trabalho de gás, risco de choque elétrico. Percebemos uma grande movimentação de público e com ausência do alvará se deu a interdição", explicou Aprígio. "Eles terão que procurar o Corpo de Bombeiros a partir da segunda para procederem com a legalização de documentos e sistemas preventivos. Após esse procedimento de correção do local. Aí pode-se solicitar uma nova fiscalização para que possamos liberar. O tempo depende da responsabilidade do proprietário", destacou o coronel em entrevista ao Jornal do Commercio.

Segundo informou o coronel Erick Aprígio, a operação teve início na sexta-feira (9), no Sítio Histórico de Olinda e entorno. Na ocasião, 21 estabelecimentos foram fiscalizados e seis interdições foram realizadas.

Na tarde deste domingo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) emitiu nota em que diz ver "com preocupação" a operação que resultou na interfição dos estabelecimentos no Recife. " A ação realizada nos parece desmedida até por conta do dia da semana e do horário em que foi realizada já que não deu condições de defesa aos empresários por ela atingidos", diz um trecho da nota.

Lei na íntegra:

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) vê com preocupação a iniciativa do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, chamada “Operação Bar Seguro”, que fechou vários estabelecimentos tarde da noite do último sábado na Rua Mamede Simões.

Somos legalistas e acreditamos que as empresas devem estar totalmente alinhadas às normas e legislação vigentes. Mas a ação realizada nos parece desmedida até por conta do dia da semana e do horário em que foi realizada já que não deu condições de defesa aos empresários por ela atingidos.

Esperamos que a situação da interdição seja resolvida o mais breve possível e que exista um canal aberto de diálogo entre o poder público e os bares e restaurantes que prestam um serviço essencial à sociedade, além de gerar tributos e milhares de empregos.

André Luiz Araújo,
Presidente da Abrasel-PE