LUTO

Morre soldado do Exército baleado durante assalto a ônibus em Jaboatão dos Guararapes

Soldado do Exército estava internado. Na tentativa de assalto, o motorista de ônibus, Gilberto Joaquim de Santana, também foi atingido, e morreu na hora.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 17/06/2021 às 12:10 | Atualizado em 03/07/2022 às 21:27
Cortesia
FOTO: Cortesia

O soldado do Exército Luan Odenio de Lira e Silva, de 20 anos, teve a morte confirmada na tarde dessa quarta-feira (16).

Ele estava internado no Hospital da Restauração, Área Central do Recife, desde o dia 7 de junho, quando foi atingido por dois tiros, um deles na cabeça, durante uma tentativa de assalto ao ônibus onde ele estava.

O caso aconteceu enquanto o veículo passava pela Estrada de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife.

Durante o tempo em que o soldado permaneceu internado, amigos e parentes de Luan fizeram vigília, em frente ao hospital, esperançosos por sua recuperação.

Na tentativa de assalto, o motorista de ônibus Gilberto Joaquim de Santana, de 42 anos, também foi atingido, e morreu na hora.

 Prisão dos suspeitos

Os suspeitos foram detidos no dia seguinte ao crime. Eles foram ouvidos, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e passaram por audiência de custódia. Após a audiência, um deles foi liberado e o outro encaminhando para o Cotel. Na mesma semana, a polícia determinou nova prisão do segundo envolvido.

A tentativa de assalto aconteceu no dia 7 de junho e terminou com o motorista morto e o soldado do Exército gravemente ferido. O crime aconteceu na Muribeca, Jabopatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, dentro de um ônibus da linha PE-17.

A dupla de assaltantes fingiu ser passageiros e embarcou. Segundo a polícia, o soldado do Exército teria reagido, segurando o braço de um dos assaltantes, que estava armado.

O suspeito atirou três vezes. Dois tiros atingiram o soldado, um deles na cabeça. O terceiro atingiu um motorista, que já tinha largado do trabalho. Gilberto Joaquim de Santana, de 42 anos, foi atingido no rosto e não resistiu aos ferimentos, morrendo no local.

O soldado foi socorrido em estado grave por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que passava pela rodovia. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lagoa Encantada e, em seguida, para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. O soldado viria a falecer nesta quarta (16).

Peritos do Instituto de Criminalística (IC) periciaram todo o coletivo. Policiais civis ouviram passageiros, o condutor e o cobrador do ônibus. Ainda segundo testemunhas, os suspeitos fugiram em direção a um matagal, deixando os chinelos para trás.

Notícias Policiais TV Jornal

Quer ficar acompanhando as notícias policiais da TV Jornal? Você pode ter acesso rápido a todas elas no nosso grupo, no Facebook. Acesse aqui o grupo Notícias Policiais TV Jornal no Facebook.