Compesa

Rodízio de água é reduzido e eliminado em áreas do Grande Recife; confira como fica a situação no seu bairro

Bairros de diferentes cidades da Região Metropolitana do Recife terão o rodízio de abastecimento de água reduzido ou eliminado, segundo a Compesa

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 12/08/2021 às 7:49 | Atualizado em 18/02/2022 às 21:37
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Governo do Estado, por meio da Compesa, anunciou redução e eliminação do rodízio para municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

A Barragem Botafogo, em Igarassu, conseguiu acumular um bom volume de água, com as chuvas registradas neste inverno e ações de melhorias operacionais.

Mudança

Serão beneficiadas 250 mil pessoas, com a mudança. A partir da próxima segunda (16), partes de bairros de Olinda terão o rodízio eliminado, passando a ter água todos os dias, e outras áreas do município serão contempladas com a redução do rodízio, assim como em localidades dos bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima.

A notícia foi anunciada pela presidente da Compesa, Manuela Marinho.

“O volume de chuva registrado nos últimos meses não foi suficiente para Botafogo atingir o seu volume máximo de acumulação, mas permitiu que ela chegasse a 43,43%. Esse percentual permite, com segurança e responsabilidade, ampliar a oferta de água para esses municípios, beneficiando milhares de pessoas”, destaca.

A presidente explica que a melhoria do abastecimento varia de acordo com o bairro e que o novo calendário estará disponível na segunda-feira, no site da Compesa (www.compesa.com.br).

 

>> Queda de braço entre Petrolina e Compesa mantém incerteza sobre saneamento no Sertão

 

Olinda

Em Olinda, a melhoria do abastecimento contemplará 138 mil pessoas, atingindo uma cobertura de 35% do município, beneficiando com a redução do rodízio parte dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Jardim Fragoso e Ouro Preto.

Ainda na cidade, alguns bairros que já passaram pelas intervenções do Programa Olinda + Água receberão água todos os dias, como é o caso de áreas de Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada, Bairro Novo e Ouro Preto.

Nessas localidades, foram implantadas novas tubulações, registros e válvulas para o controle da água, que viabilizaram a iniciativa. Nas demais localidades do município, haverá o aumento do tempo médio de abastecimento.

Paulista

Em Paulista, o novo calendário contemplará o centro da cidade e algumas áreas do bairro de Artur Lundgren, que passarão a receber água em um esquema de dois dias com água e seis dias sem, além de parte do bairro do Janga, que passará para um calendário de três dias com água e cinco dias sem.

Igarassu

Em Igarassu, a localidade de Cruz de Rebouças terá redução do rodízio, passando para dois dias com água e seis dias sem.

Abreu e Lima

Por fim, em Abreu e Lima, na área do centro da cidade e em Caetés Velho e Timbó, será aplicado o calendário de um dia com água e três dias sem.

Sistema Botafogo

A Barragem de Botafogo, que, em janeiro, estava em situação de pré-colapso, hoje registra 43,43%% da sua capacidade de acumulação.

Esse nível permitirá que a Compesa opere o Sistema Botafogo com uma vazão de 1.300 litros de água por segundo, um incremento de 300 litros/segundo em relação a vazão até então de 1.000 litros por segundo.

Além disso, na última semana, a Companhia realizou uma importante ação de manutenção programada, em algumas unidades operacionais do Sistema Botafogo, de forma a garantir a ampliação da oferta de água.

Foram mais de 30 profissionais envolvidos que realizaram serviços como a instalação de novos conjuntos motobomba, manutenção preventiva em instalações elétricas, vistorias e correções em componentes desse sistema.

O resultado do trabalho de ajustes técnicos e operacionais foi fundamental para que a Compesa pudesse promover a redução do rodízio.