SÃO JOÃO

Devota de Nossa Senhora, Elba Ramalho é exemplo de fé e da tradição nordestina

A cantora Elba Ramalho é reconhecida por sua crença fervorosa e por manter a tradição junina do Nordeste

Flávio Paulo da Silva Filho
Flávio Paulo da Silva Filho
Publicado em 03/06/2021 às 14:27 | Atualizado em 28/11/2022 às 17:07
Marcos Serra Lima / EGO
FOTO: Marcos Serra Lima / EGO

A fé de Elba Ramalho - que vai estrelar o live-show do São João Danado de Bom no próximo dia 19 de junho - é muito conhecida.

Católica e devota de Nossa Senhora, a paraibana já lançou o álbum ‘Coração de mãe’ com composições religiosas e, mais recentemente, o disco chamado ‘Eu sou o caminho’ que também segue a temática religiosa.

Para se ter uma noção dessa forte religiosidade, todas as três filhas de Elba se chamam Maria: a mais velha, Maria Clara, seguida de Maria Esperança e da mais nova, Maria Paula. Todas elas foram nomeadas assim, claro, como forma de homenagem à mãe de Jesus.

Além disso, a paraibana guarda com muito carinho as tradições de São João desde quando morava em Conceição, sua cidade natal no interior da Paraíba.

"No Nordeste, fazemos muitas superstições nessa época do ano. A gente plantava a faca no caule da bananeira para descobrir a inicial de nosso futuro marido, por exemplo", relembra a cantora em entrevista ao portal UOL.

"Tinha outra que dizia que quem não enxergasse seu reflexo na bacia com água iria morrer naquele ano", comentou.

VEJA TAMBÉM: São João: Elba Ramalho fará show em live da TV Jornal com muito forró para os pernambucanos

Ela ainda recorda o costume dos jovens de escolher seus padrinhos de São João, uma forma de estreitar laços com amigos. Ainda em entrevista ao portal UOL, ela continua:

"Guardo na memória com muito afeto esses compromissos. Quando escolhíamos nossos padrinhos de São João, dávamos as mãos e cantávamos: 'São João me disse / São Pedro confirmou / Que você vai ser meu compadre / Que São João mandou' e então pulávamos a fogueira. Era muito bonito".

E a TV Jornal também tem resgatado a tradição do período junino. Durante os intervalos da programação, tanto no Interior quanto no Recife, você confere simpatias e as histórias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Fica ligado pra não perder!

> Saiba tudo sobre o São João 2021 da TV Jornal clicando aqui!

Veja o convite de Elba para o São João Danado de Bom

Serviço

  • Live de Elba Ramalho
  • Dia: 19 de Junho (Sábado)
  • Horário: 21h30 nas mídias digitais do SJCC e às 22h30 na TV Jornal
  • Local: Caruaru

Onde acompanhar: Facebook e Instagram da TV Jornal, TV Jornal Interior, NE10, NE10 Interior e Rádio Jornal Pernambuco, em Recife, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Limoeiro e Petrolina.

Também será possível acompanhar o show no Canal do Youtube da TV Jornal Recife e TV Jornal Interior, além dos sites NE10, NE10 INTERIOR, JC Online e TV Jornal.