Pós-morte de macacos

SES realiza vacinação contra febre amarela em condomínio de Aldeia

Ação acontece após a morte de saguis no condomínio; moradores e funcionários estão sendo imunizados

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 11/01/2020 às 11:55
Divulgação/Michelly Nunes
FOTO: Divulgação/Michelly Nunes

Moradores e funcionários do Condomínio Clube Campo Alvorada, no quilômetro 13 de Aldeia, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foram convocados neste sábado (11) pela secretarias municipal e estadual de Saúde. A medida preventiva acontece após a morte de saguis que foram encontrados no condomínio na última semana.

A imprensa não teve autorização para acompanhar ação, mas de acordo com os funcionários, todos serão vacinados, inclusive os que estão de folga.

Uma diarista que não quis se identificar contou que além da vacina, a secretaria está promovendo uma palestra com orientações aos moradores. Claudenice Pontes, gerente de Vigilância das Arboviroses do Estado, explicou que todos os funcionários e moradores estão sendo imunizados e que, além da vacina, foram dadas orientações a todos eles.

“A gente está preocupada com essas mortes do macaco, então, primeiro, o que a gente pediu foi que não oferecesse alimentação a esses animais e nem tão pouco fizessem um maltrato ou agressão. Essas são as principais recomendações. Em relação à febre amarela, a gente já está iniciando a questão da imunização. Como a febre amarela silvestre é transmitida por um mosquito silvestre, os mosquitos vivem mais na parte interna da mata. Então essas residências mais próximas de mata, a gente já fez uma orientação de como se prevenir para esses mosquitos silvestres. Não só todos os funcionários vão ser imunizado como também foram capacitados para, no momento de encontrar um animal morto, como proceder, como fazer a notificação.”