tristeza

Após morte de Ricardo Brennand por coronavírus, empresários e políticos lamentam perda

Aos 92 anos, Ricardo Brennand morreu devido ao novo coronavírus

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/04/2020 às 13:08
Chico Porto/Acervo JC Imagem
FOTO: Chico Porto/Acervo JC Imagem

Após uma semana internado, no Hospital Real Português, no Recife, o empresário Ricardo Brennand morreu, na madrugada deste sábado (25), devido ao novo coronavírus. Criador do instituto que leva seu nome e em homenagem ao tio homônimo, pai do artista plástico Francisco Brennand,inaugurado em 2002, teve a notícia do falecimento lamentada por empresários e políticos pernambucanos.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, neste sábado (25), os números de coronavírus em Pernambuco. Nas últimas 24 horas, foram 508 novos casos da covid-19, totalizando 4.507 pessoas infectadas, com 3.316 em situação grave e 1.191 casos leves. Além disso, também foram confirmados laboratorialmente 29 óbitos, atingindo 381 mortes pelo vírus.

João Carlos Paes Mendonça

É uma perda imensa para todos. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Há menos de dois meses, ele me visitou na JCPM e pudemos conversar longamente sobre vários assuntos. Foi nosso último encontro. Era uma pessoa com quem tinha um relacionamento de amizade e admiração. Deixa um legado tanto no setor empresarial quanto cultural, através do Instituto que leva seu nome. Pensando na coletividade, batalhou o quanto pode para a criação do hospital do Instituto do Fígado, obra que, se Deus quiser, será concluída.

Paulo Câmara, governador de Pernambuco

O falecimento do empresário Ricardo Brennand deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco. Não apenas pelo seu espírito empreendedor, sempre preocupado com o desenvolvimento econômico do nosso Estado, mas também no âmbito social e cultural. Apaixonado pelas artes, ele nos deixa como legado o instituto que leva seu nome, no bairro da Várzea. O Instituto Ricardo Brennand notabilizou-se internacionalmente e já recebeu mais de três milhões de visitantes desde sua fundação em 2002, promovendo intercâmbios e apoiando escolas públicas e privadas no estudo da história do nosso Estado e do Brasil. Neste momento de profundo pesar, quero externar minha solidariedade a sua esposa D. Graça, aos seus filhos e demais familiares e amigos.

Antônio Campos, presidente da Fundaj

Ricardo Brennand deixa um grande legado . Aliou de forma ímpar um enorme sucesso empresarial a uma grande sensibilidade cultural. Foi mais que um colecionador , foi alguém que contribuiu de forma generosa com a comunidade, criando um instituto de sucesso internacional, escolhido pelo público como um dos melhores museus do mundo. Minha solidariedade a família e a todos que fazem o grupo e o instituto, que o imortalizou.

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe

O pernambucano Ricardo Brennand foi um dos maiores patronos da arte e da cultura que nosso estado já conheceu. Da dedicação aos negócios de sua família, o empresário embarcou no que sempre nutriu sua alma: a coleção de obras de arte e de artefactos raros de tempos remotos, adquiridos em viagens que fez ao redor do mundo. Ricardo Brennand já faz parte da história da cultura, em nosso estado, e no país. Herança que está não apenas no fantástico acervo que generosamente tornou acessível a todos, expostos no magnífico equipamento que ergueu em suas terras, no bairro da Várzea.

O Instituto Ricardo Brennand (IRB) colocou Pernambuco na rota das grandes exposições internacionais. O legado residirá também na missão da educação e da formação, pilares sempre defendidos por ele, que visam a preservação, a difusão e o acesso à cultura pelo cidadão de todas as partes e classes sociais. Por toda sua história e construção, Ricardo Brennand - e toda sua família - recebam nossos sinceros agradecimentos e a certeza do compromisso para o que continuará a nos unir: o amor e o apoio à arte e à cultura do nosso território.

Senador Fernando Bezerra Coelho, deputado Fernando Filho, prefeito Miguel Coelho e deputado estadual Antonio Coelho

Passamos por um duro momento em que os acontecimentos pesarosos se avolumam a todo instante. Hoje, é mais um desses dias, quando já amanhecemos com um sentimento de profundo pesar pela partida de um grande brasileiro, Ricardo Brennand. Engenheiro, empresário de sucesso e entusiasta das artes, Brennand deixa um legado incalculável em diversas frentes. Propiciou o desenvolvimento de nosso estado, gerando riqueza e empregos.

Incentivou a cultura e a educação ao fundar um esplendoroso centro de artes no Recife, o Instituto Ricardo Brennand, patrimônio que atrai turistas de todos os cantos e leva o nome de Pernambuco além-fronteiras. Essas são apenas algumas das marcas deixadas na história de nossa terra por esse grande brasileiro. Nós familiares estamos enlutados, sabemos também que toda a sociedade pernambucana sente essa triste partida. Resta-nos o alento de lembrar que seu legado segue perene e motivo de orgulho ao povo nordestino. Descanse em paz, Ricardo Brennand.

Anderson Ferreira, prefeito do Jaboatão dos Guararapes

É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ricardo Brennand na madrugada de hoje. Engenheiro e empresário de imensa notoriedade em nosso estado, Ricardo nos deixa um grande e importante legado nas áreas da cultura e economia. Nossos sentimentos à família, amigos e admiradores.

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru

É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido Ricardo Brennand. Nome forte de Pernambuco, um dos maiores empresários do Nordeste, que tanto fez pelo nosso estado e pela nossa gente. O sentimento de gratidão ficará para sempre em nossos corações. À família e aos amigos, o meu mais sincero carinho nesse momento de tanta dor.

Deputado estadual, William Brigido

Manifestamos profundo pesar pelo falecimento do engenheiro e empresário Ricardo Brennand, ocorrido nesta madrugada (25), e prestamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Ricardo Brennand.

Um homem sempre preocupado com a riqueza cultural e a valorização da educação do seu povo, o criador do Instituto que se transformou num dos maiores centros turísticos de Pernambuco. Fica aqui, o nosso reconhecimento ao legado deixado por Ricardo Brennand, um dos maiores empresários de Pernambuco.

Deputado estadual, Wanderson Florêncio

Recebemos com imenso pesar a notícia do falecimento do empresário Ricardo Brennand. Pernambuco e o Brasil perdem uma personalidade de muito sucesso e prestígio. Apaixonado pela nossa terra e pelas artes, deixa como legado o Instituto Ricardo Brennand, uma verdadeira jóia na cidade do Recife. Meus profundos sentimentos e que Deus o receba e conforte sua família.

Eduardo Marques, presidente da Câmara Municipal do Recife

Recebemos com enorme pesar a notícia do falecimento de Ricardo Brennand. Um empresário que durante a vida inteira trabalhou em favor da arte, cultura e memória de Pernambuco. Deixa um legado enorme, que pode ser simbolizado no belíssimo Instituto Ricardo Brennand no bairro da Várzea. Um verdadeiro patrimônio do Recife e certamente um dos mais belos museus do mundo. À família e aos amigos, nossos mais sinceros sentimentos.

Armando Monteiro Neto, ex-Senador da República

Ricardo Brennand foi uma figura extraordinária. Na dimensão empresarial gerou iniciativas pioneiras em diversos segmentos da atividade econômica, sempre muito bem-sucedidas. Mas foi como notável empreendedor na área cultural que nos revelou toda sua dimensão humana e seu espírito comunitário. O instituto Ricardo Brennand, os valores e princípios transmitidos aos seus familiares irão, com certeza, perenizar a sua obra e o seu legado.