autorização

Shoppings têm autorização para abrir uma hora mais cedo no Grande Recife

A medida também condiona os shoppings à fecharem uma hora mais cedo

Do JC Online Com informações de Alice Albuquerque
Do JC Online
Com informações de Alice Albuquerque
Publicado em 05/07/2020 às 17:35
Bruno Campos/TV Jornal
FOTO: Bruno Campos/TV Jornal

Após a publicação de uma portaria no Diário Oficial de Pernambuco, neste domingo (05), os shoppings na Região Metropolitana do Recife estão autorizados à abrirem uma hora mais cedo. O novo horário permite que os estabelecimentos possam funcionar das 11h às 19h ou das 12h às 20h (antigo horário), tendo também que fechar uma hora mais cedo. A medida vale também para os centros comerciais e praças de alimentações. Já o horário nos finais de semana deve seguir sem alteração.

Em nova enviada ao JC Online, a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) informou que "a medida é importante para atender demandas específicas dos shoppings que funcionam em áreas centrais, para que haja melhor funcionamento com o horário do comércio do entorno", como o Shopping Boa Vista, no Recife; o Shopping Igarassu, em Igarassu e o Shopping Difusora, em Caruaru.

O que está liberado nos shoppings?

De acordo com o JC Online, entre as 23 recomendações da portaria assinada pelas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, além da continuidade da suspensão das praças de alimentação para consumo no local, estão inseridas:

avaliar a possibilidade de turnos diferentes entre os funcionários, para auxiliar na redução da pressão sobre o sistema público, em especial nos horários de pico;

o controle e garantia de acesso ao limite quantitativo de clientes; o funcionamento das 11h às 19h ou 12h às 20h, exceto para as clínicas, laboratórios, bancos, serviços públicos e supermercados localizados dentro do empreendimento;

serviços voltados à recreação e prática esportiva nesses locais ainda não estão autorizados, assim como a realização de eventos públicos como shows e apresentações que possam gerar aglomeração de pessoas.