LUTO

Bispo de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa, morre aos 57 anos, vítima do coronavírus

Religioso estava há 14 dias internado

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/07/2020 às 8:11
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

Na noite desse sábado (18), o bispo da Diocese de Palmares, em Pernambuco, Dom Henrique Soares da Costa, faleceu aos 57 anos vítima do novo coronavírus. De acordo com o boletim médico, o religioso estava há 14 dias internado na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife, onde deu entrada com um quadro de crise respiratória provocada pelo novo coronavírus.

Cansaço

Na última quinta-feira (17), o bispo apresentou cansaço e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado.

Nota do Núcleo Diocesano da Pascom

É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, do nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19.

Dom Henrique Soares da Costa é natural de Penedo-AL e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, tendo, em 2009, sido nomeado pelo então Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe.

Em 2014, sucedeu ao nosso bispo emérito, Dom Genival Saraiva de França, sendo o terceiro bispo da Diocese de Palmares, nomeado pelo Papa Francisco.

Nestes seis anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique sempre esteve junto ao seu clero sendo como ele mesmo afirmava: "Pai e Pastor".

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor.

O corpo de nosso Pastor Diocesano deve chegar nas próximas horas a Palmares.

Qualquer atualização, divulgaremos pelas redes sociais oficiais da Diocese de Palmares/PE.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!

Palmares-PE, 18 de julho de 2020

Ver essa foto no Instagram

COMUNICADO AO P0VO DE DEUS. É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife/PE, do nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19. Dom Henrique Soares da Costa é natural de Penedo-AL e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Maceió, tendo, em 2009, sido nomeado pelo então Papa Bento XVI como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe. Em 2014, sucedeu ao nosso bispo emérito, Dom Genival Saraiva de França, sendo o terceiro bispo da Diocese de Palmares, nomeado pelo Papa Francisco. Nestes seis anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique sempre esteve junto ao seu clero sendo como ele mesmo afirmava: "Pai e Pastor". Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor. O corpo de nosso Pastor Diocesano deve chegar nas próximas horas a Palmares. Qualquer atualização, divulgaremos pelas redes sociais oficiais da Diocese de Palmares/PE. Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós! Palmares-PE, 18 de julho de 2020 Fonte: Núcleo Diocesano da Pascom.

Uma publicação compartilhada por Diocese de Palmares (@diocesedepalmares) em

Missa

A missa exequial será realizada às 10h deste domingo (19), na catedral de Palmares. Você pode acompanhar também a celebração através do Instagram @diocesedepalmares, do site https://diocesepalmares.com.br/ ou através do canal no youtube https://www.youtube.com/DiocesedePalmares

Sobre o Bispo Dom Fernando Henrique Soares Costa

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no Seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em filosocia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” (“Apascentar em Cristo”).

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.