Ciclo Natalino

Dia de Reis: Queima da Lapinha conta com desfile de Frevioca e sem público, no Recife

Lapinha parte do Parque Dona Lindu, no extremo sul do Recife, e vai desfilar pelas ruas da capital até chegar ao Sítio da Trindade, onde será queimada.

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/01/2021 às 8:25 | Atualizado em 08/06/2023 às 20:11
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

De acordo com a tradição cristã, o Dia de Reis, comemorado nesta quarta-feira (6), marca a visita do menino Jesus pelos Magos do Oriente, encerrando o Ciclo Natalino.

Bastante tradicional na região Nordeste, a Queima da Lapinha, em 2021, precisou passar por adaptações para evitar aglomerações em meio à pandemia de covid-19. 

Realizada a partir das 16h, a ideia da celebração oficial da Prefeitura do Recife neste ano é de que a população não precise sair de casa para acompanhar.

É que a Lapinha vai desfilar em carro aberto, saindo do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul, até chegar ao Sítio da Trindade, na Zona Norte do Recife, percorrendo vários bairros da capital pernambucana.

O carro aberto será seguido por uma Frevioca com a bandinha Mendes e sua Orquestra, que vão embalar o desfile com música. Pastoras do pastoril Estrela Brilhante de Água Fria também vão acompanhar o percurso.

Queima da Lapinha

Sem participação do público para evitar aglomerações, a Queima da Lapinha será realizada no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte.

A expectativa é de que a queima em si ocorra por volta das 18h, ao som de cânticos entoados pelas pastoras.