Doação de sangue

Estoque do banco de sangue de Pernambuco está em estado crítico

Segundo o Hemope, estoque do banco de sangue apresentou uma queda de 40% no volume

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 06/01/2021 às 10:11 | Atualizado em 09/06/2023 às 7:41
EBC
FOTO: EBC

Em meio à pandemia de covid-19, o estoque do banco de sangue de Pernambuco está em estado crítico. Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), a queda no volume de bolsas é de 40%.

O problema no estoque afeta todos os tipos sanguíneos. A baixa, contudo, também é registrada em outros estados do Brasil. Por conta disso, o Hemope pede por ajuda da população, para que esta possa fazer doação de sangue.

“Nada fazemos sozinhos sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando”, declarou Anna Fausta, diretora de Hemoterapia da instituição.

Doação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses, caso seja a primeira doação). Caso seja menor de 18 anos, é preciso da presença do responsável legal e uma cópia da identidade no ato da doação.

Também é preciso pesar mais de 50kg, estar bem alimentado e em boas condições de saúde, bem como portar um documento com foto.

Não é necessário realizar agendamento para doar sangue, mas é possível tirar dúvidas pelo telefone 0800-081-1535, no Recife. Em Caruaru, no Agreste, o telefone disponível é o (81) 3719-9569.

Famosos precisam de doação

Nos últimos dias, a cantora gospel Amanda Wanessa, que sofreu um acidente de carro na PE-60, e o cantor Genival Lacerda, que está internado com covid-19, precisaram de doações de sangue.