Pandemia do novo coronavírus

Prefeituras do Recife e de Olinda promovem ação para tentar convencer banhistas a usarem máscara nas praias

Na capital pernambucana, prefeitura pretende distribuir quatro mil máscaras

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/01/2021 às 13:28 | Atualizado em 22/05/2023 às 11:06
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

As prefeituras das cidades do Recife e Olinda estão promovendo ações de orientação na orla de ambos os municípios neste final de semana. O objetivo é fazer com que banhistas e comerciantes que frenquentam as praias conheçam os protocolos sanitários contra a covid-19.

Na capital pernambucana, a gestão municipal vai distribuir quatro mil máscaras ao longo deste período. Na praia de Boa Viagem, na Zona Sul, arte educadores começaram o trabalho às 10h junto a agentes da Secretaria de Turismo, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Municipal.

"De forma lúdica, queremos mostrar a importância da gente se manter nos cuidados. A pandemia não acabou", explicou a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Danielle Feitosa.

"O comportamento da doença no município é o que vai definir para o governo se a gente continua com a flexibilização ou se vai ter retrocesso das atividades comerciais da orla do Recife", alertou.

QR Code

Para evitar o contato físico com panfletos, a prefeitura do Recife também confeccionou adesivos com QR Codes que vão ser fixados em estabelecimentos e no comércio ambulante.

Ao apontar a câmera do celular para o código, o banhista terá acesso a uma série de informações sobre a prevenção à covid-19. O trabalho de orientação na cidade vai das 10h às 14h no sábado (9) e domingo (10).

Olinda

Em Olinda, o trabalho teve início às 9h. Assim como no Recife, a ação tem o apoio de várias secretarias municipais e tem como objetivo orientar os frequentadores das praias a manter o distanciamento físico e utilizar a máscara quando fora da água.

"A ação é imprescindível para que a população seja reorientada nos cuidados que deve ter e cumprimento dos protocolos sanitários, distanciamento social e uso de máscaras", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Coronel Pereira Neto.

"A população compreende que esse é um momento de muita dificuldade, que os números estão aumentando e é preciso que a gente reviva na memória de cada um esse cuidado que deve ser redobrado no sentido de que todos os protocolos sejam seguidos" continuou.

Orientação sobre uso de máscaras

Ainda de acordo com o secretário, ao flagrar banhista ou comerciante sem máscara, os agentes o orientam em relação ao equipamento de proteção individual.

"O procedimento é nós explicarmos que existe uma proibição legal no que diz respeito a não utilização da máscara, ou seja, existe a obrigatoriedade do uso de máscaras".

Segundo Pereira Neto, os agentes também estão verificando o distanciamento das mesas, a quantidade de cadeiras etc. O trabalho continua até o domingo (10).