Grande Recife

Grande Recife começa a sentir falta de água a partir desta terça (12)

Suspensão no abastecimento se deve a obras de manutenção do Sistema Tapacurá, de acordo com a Compesa

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 12/01/2021 às 7:32 | Atualizado em 02/05/2023 às 8:20
Cirio Gomes/TV Jornal
FOTO: Cirio Gomes/TV Jornal

A partir desta terça-feira (12), milhares de pernambucanos ficam sem água nas torneiras até a próxima sexta (15) no Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a suspensão do abastecimento de água é necessário para realizar uma manutenção no Sistema Tapacurá, que abastece a Região Metropolitana do Recife.

Manutenção visa melhorar sistema de abastecimento

A suspensão no fornecimento teve início à meia-noite desta terça e, de acordo com uma nota emitida pela Compesa, a manutenção deve "melhorar a performance do segundo maior sistema de distribuição de água da RMR, ficando atrás apenas do Pirapama".

"Diante da importância de Tapacurá, um dos 'pulmões' que alimentam o abastecimento do Grande Recife, é indispensável a realização desse tipo de manutenção", afirmou o gerente de produção da empresa, Euris Oliveira.

Ainda de acordo com ele, as obras são "para maior rendimento e confiabilidade do sistema, adotando as medidas necessárias para evitar uma paralisação emergencial".

Bairros impactados com falta de água

Recife (falta de água)

Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Torrões, Roda de Fogo, Cordeiro, Bomba Grande, Iputinga, Brasilit, Caxangá, Monteiro, Apipucos, Cordeiro, Jardim São Paulo, Tejipió, Barro, Monsenhor Fabrício, Detran, Dois Irmãos, Ilha de Joaneiro, Tamarineira, Morros do Vasco da Gama, Alto 13 de Maio, Mundo Novo, Macaxeira, Casa Amarela, Alto do Mandu, Alto Santa Isabel, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Parnamirim, Mangueira, Zumbi, Prado, San Martin, Mustardinha, Jiquiá e Curado.

Recife (queda de pressão)

Madalena, Torre, Santo Amaro, Aflitos, Espinheiro, Graças, Derby, Boa Vista, Ilha do Leite e Paissandu.

Jaboatão dos Guararapes (falta de água)

Centro, Cavaleiro, Socorro, Pacheco, Alto do Cristo, Alto de Santa Terezinha, Alto Bartolomeu, Alto da Colina, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião e Curado.

Outros municípios

Nos municípios de Camaragibe e em São Lourenço da Mata, o fornecimento de água será suspenso em todos os bairros.