NOVO CORONAVÍRUS

Vacina contra a covid-19: saiba quais documentos são necessários para se imunizar

Previsão é de que campanha de imunização contra a covid-19 tenha início entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro no país

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 12/01/2021 às 18:00 | Atualizado em 08/05/2023 às 7:55
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Com previsão de iniciar entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro no Brasil, a vacinação contra a covid-19 já é esperada por milhões de brasileiros. Ambas os imunizantes que esperam a autorização para uso emergencial — Coronavac e AstraZeneca/Oxford — são administradas em duas doses.

Segundo o plano de imunização elaborado pelo governo, todas as pessoas vão ser vacinadas, portando, ou não, algum documento. Somente é necessário comprovar que pertence ao grupo prioritário foco da fase da campanha.

No entanto, para um maior controle, o Ministério da Saúde informa que é importante ter em mãos o número do CPF ou apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) — o Cartão do SUS.

Conecte SUS

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a pasta disponibilizou o aplicativo Conecte SUS para acompanhamento de informações sobre a vacinação para cidadãos brasileiros.

"Por ele, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Também serão registrados o tipo de vacina, seu lote de fabricação e a data em que foi tomada a dose", informou a pasta.

Na mesma nota, o Ministério explicou que o registro do paciente nas bases de dados poderá ser feito no momento do atendimento, por meio do CPF ou do CNS.