Economia

13º salário do INSS: governo decide sobre antecipação para aposentados em 2021

Antecipação do 13º salário do INSS, que já vinha sendo especulada, vem como uma forma de desacelerar a queda na economia

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/01/2021 às 8:26 | Atualizado em 27/04/2023 às 8:35
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O governo decidiu antecipar, em 2021, parte dos pagamentos do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como vinha sendo especulado.

A antecipação dos valores vem como uma forma de desacelerar a queda na economia, após o fim do auxílio emergencial do governo federal no final de 2020.

Previsão

Normalmente, a primeira parcela do 13º do INSS é paga no mês de agosto e a segunda, em novembro. Contudo, o governo decidiu por adiantar o benefício, de modo que a primeira parcela seja paga até março.

Em 2020, o benefício foi pago integralmente no primeiro semestre, como uma das medidas de enfrentamento ao impacto econômico causado pela pandemia de covid-19. Os pagamentos totalizaram R$ 47,5 bilhões.

Reajuste dos valores do INSS

Além da antecipação do 13º de aposentados e pensionistas, os benefícios pagos pelo INSS também tiveram um reajuste no valor.

Nesta quarta-feira (13), uma portaria publicada pelo Ministério da Economia no Diário Oficial da União (DOU) oficializou o reajuste das aposentadorias e benefícios pagos pela Previdência acima de um salário mínimo.

Abono salarial PIS/Pasep

A equipe econômica também estuda antecipar os pagamentos do abono salarial do PIS e do Pasep. No entanto, tal medida deve demorar mais para ser anunciada, já que depende de dados que ainda serão repassados pelos empregadores.

O Ministério da Economia também suspendeu o recolhimento de diversas contribuições, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) com a condição de que o pagamento fosse regularizado até o fim de 2020.