Pandemia

Covid-19: com doses para menos de 1% da população, secretário de Saúde de São José do Egito, no Sertão, fura fila e se vacina

Mesmo com doses suficientes para imunizar apenas 270 pessoas com máxima prioridade no município, secretário Paulo Jucá recebeu vacina contra covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/01/2021 às 8:05 | Atualizado em 07/03/2023 às 8:52
Reprodução
FOTO: Reprodução

Com as 540 doses da vacina contra a covid-19 recebidas pela prefeitura de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, apenas 270 pessoas em grupos prioritários conseguiriam se vacinar no município.

"Conseguiriam" porque pelo menos um desses 270 moradores da cidade que precisa urgentemente do imunizante não vai receber a dose neste momento, já que o secretário de Saúde do município, Paulo Jucá, furou a fila e foi vacinado indevidamente.

Apesar de não pertencer a nenhum grupo de risco, Paulo Jucá foi fotografado recebendo a primeira dose da Coronavac, vacina produzida no Instituto Butantan, em São Paulo.

O primeiro lote do imunizante é destinado à vacinação de profissionais de saúde que trabalhem diretamente com pacientes com covid-19, idosos, pessoas com deficiência em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

Doses disponíveis para menos de 1% da população

Para se ter ideia, são tão poucas doses disponíveis para vacinar indivíduos que precisam da vacina com máxima prioridade que as 540 doses recebidas por São José do Egito imunizariam apenas 0,79% da população.

Isso porque o município tinha uma população estimada em 34.056 habitantes em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Justificativa

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de São José do Egito, o secretário de Saúde Paulo Jucá recebeu a dose do imunizante como forma de estimular a vacinação.

Em outros municípios pernambucanos e pelo Brasil, gestores públicos se limitam a estar ao lado dos primeiros vacinados como forma de estimular a população e garantir que a vacina é segura.

Outro caso

O caso do secretário de Saúde de São José do Egito não é o primeiro em Pernambuco. Em Jupi, município do Agreste, o fotógrafo oficial da prefeitura chegou a receber o imunizante indevidamente.

Somente 68 pessoas deveriam receber a vacina em Jupi, e Guilherme JG, como era conhecido, não deveria estar na lista. Após a repercussão do caso, o fotógrafo disse se arrepender.