CORONAVÍRUS

Covid-19: vacinação dos idosos a partir de 85 anos começa nesta semana em Pernambuco

Pernambuco recebeu, entre o domingo (24) e a segunda-feira (25), mais de 122 mil doses de imunizantes contra a covid-19

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 25/01/2021 às 19:45 | Atualizado em 10/02/2023 às 8:24
Heudes Regis/Governo de Pernambuco
FOTO: Heudes Regis/Governo de Pernambuco

Recebidas no último domingo (24), as 84 mil doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford serão destinadas à imunização de idosos com 85 anos ou mais a partir desta terça-feira (26) em Pernambuco).

Já as 38.400 doses da Coronavac que chegaram ao Recife na tarde desta segunda-feira (25) vão dar seguimento à imunização dos profissionais de saúde.

Anúncio do governo estadual

O anúncio foi feito pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nesta noite. O chefe do executivo também informou que o destino dessas novas doses foi debatido com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e com os municípios.

"A importância de vacinar esse grupo de idosos se baseia nos dados atuais da saúde. Pessoas nessa faixa etária representam 15% do total de óbitos", justificou.

Os imunizantes serão distribuídos aos municípios de acordo com a população de idosos a partir de 85 anos, com a orientação de que a imunização seja facilitada de todas as formas possíveis.

Grupo de risco

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que, quando acometidos pelo coronavírus, dois em cada três idosos a partir de 85 anos pode vir a óbito.

"A decisão de priorizar esse grupo evitará novas mortes e refletirá em menos internamentos e na pressão em nosso sistema de saúde", disse Longo.

Ele ainda informou que atualmente 60 leitos covid de terapia intensiva (UTI) estão ocupados por pessoas nesta faixa etária. "A responsabilidade com as vidas têm que ser o norte principal neste momento", reforçou.

Trabalhadores de saúde

Vindas de São Paulo, as 38.400 novas doses da Coronavac, desenvolvidas em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Recife na tarde desta segunda-feira (25).

O imunizante chegou à capital pernambucana às 15h20, em voo operado pela companhia aérea Latam. As doses serão destinadas aos profissionais da saúde, conforme adiantou Paulo Câmara.

Medidas sanitárias

Em seu pronunciamento, o governador Paulo Câmara frisou a importância de manter o respeito aos protocolos sanitários enquanto não há previsão de imunização completo para toda a população.

"Ainda estamos longe de vacinar todos os integrantes do primeiro grupo prioritário. […] Por isso, o cuidado em evitar aglomerações, a observação da higiene das mãos e o uso de máscaras permanecem como orientações válidas", declarou.