LEITE MATERNO

Banco de leite do Imip tem queda no estoque; saiba como doar

Baixo estoque no banco de leite preocupa Imip, no Recife; saiba como doar leite materno ou frascos para armazenamento

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 31/01/2021 às 17:24 | Atualizado em 01/12/2022 às 13:06
 Elza Fiúza / Arquivo / Agência Brasil
FOTO: Elza Fiúza / Arquivo / Agência Brasil

A queda no estoque do banco de leite do Imip é um dos reflexos da pandemia da covid-19. Os meses de dezembro e janeiro costumam ter uma redução no estoque de leite do serviço, no entanto, o momento atual tornou a situação mais grave.

O banco de leite do Imip, que é um Centro de Referência para o Ministério da Saúde, beneficia cerca de 120 recém-nascidos, prematuros, internados na UTI Neonatal da Instituição.

Para lidar com essa demanda são necessários cerca de 400 litros de leite por mês. A coleta do último mês de dezembro, contudo, totalizou menos de 220 litros.

“Em dezembro de 2020 houve uma queda de 33,6% nas doações, comparando com o mesmo mês de 2019”, explicou a coordenadora do serviço, Vilneide Braga.

Ela ainda reforça que a doação de leite deve ser mantida apesar da pandemia: "Se essa mulher tiver muito leite, e estiver sadia, é muito importante que ela mantenha a doação de leite humano da mesma forma que vinha fazendo."

"Caso ela esteja com uma gripe comum, qualquer doença, ou até a Covid-19, a doação deverá ser interrompida (...) A gente apela para que as mães sadias continuem doando leite humano para o Banco de Leite do IMIP, pois estamos com baixo estoque", completa.

Doação de frascos

Quem também deseja ajudar, mas não são mães lactantes, pode contribuir através da doação de frascos para o armazenamento do leite.

O frasco adequado para doação deve ser de vidro de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São precisos aproximadamente 150 frascos por dia, de acordo com a equipe do setor.

Serviço

A Instituição continua com opção de retirada do leite materno nas casas das doadoras da Região Metropolitana do Recife. Para tirar dúvidas, basta telefonar para o Banco de Leite do IMIP pelos números 2122-4719 ou 2122-4103.