INVESTIGAÇÃO

Covid-19: Prefeitura de Manaus investiga morte de idoso que já havia se vacinado

Idoso tinha 83 anos de idade e havia recebido dose de vacina contra a covid-19. Caso foi notificado no sábado (30)

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 31/01/2021 às 16:05 | Atualizado em 01/12/2022 às 13:24
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O falecimento de um idoso de 83 anos, que já havia recebido a vacina contra a covid-19, foi notificado na manhã deste sábado (30) pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

A notificação foi recebida pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais. O comunicado da morte foi feito pela família do idoso e a Prefeitura de Manaus investiga o caso.

O Ministério da Saúde elaborou um protocolo exigindo que os efeitos adversos após a vacinação sejam informados. No entanto, ainda não se sabe se o imunizante teve relação com a morte ou não. O idoso havia recebido uma dose da vacina da AstraZeneca/Oxford.

Sobre o caso, a chefe da Divisão de Imunizações da Semsa, Isabel Hernandes, diz que “Não podemos atribuir nenhum evento adverso à vacina até que a investigação do caso esteja concluída. A notificação é feita para acompanhamento e como estratégia para avaliar a segurança das vacinas”.

Ela complementa explicando que a notificação de qualquer evento adverso após a vacinação é obrigatória para todos os tipos de imunizante e que não significa a existência de uma relação causa-efeito.

Vacinas enviadas a Manaus

A remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford foi enviada ao Amazonas pelo Ministério da Saúde. Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus.

Desse total, 50.398 foram destinadas especificamente à imunização de 100% dos idosos com mais de 80 anos, 100% dos idosos entre 75 a 79 anos e 37% dos idosos de 70 a 74 anos (acamados, portadores de doença Pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal crônica, diabetes -insulina dependente- e os que têm obesidade -IMC acima de 40, além dos transplantados e imunossuprimidos).