novo auxílio emergencial

Prorrogação do auxílio emergencial: Veja o que dizem os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados

Prorrogação do Auxílio emergencial, extensão do Bolsa Família ou novo programa? O que pensam os novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 02/02/2021 às 9:49 | Atualizado em 09/03/2023 às 12:47
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi eleito nessa segunda-feira (1º), em primeiro turno, com 302 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022.

O Senado elegeu, no final da tarde dessa segunda (1º), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu 68º presidente. O senador foi eleito presidente da Casa com 57 votos. Ele será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos.

Prorrogação do Auxílio emergencial

Antes das eleições, os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados divulgavam suas opiniões sobre uma possível prorrogação do auxílio emergencial, que encerrou, oficialmente, em dezembro de 2020, e teve seus últimos pagamentos e saques, em janeiro de 2021.

Presidente da Câmara

O deputado Arthur Lira (PP-AL), novo presidente da Câmara dos Deputados, admitiu em entrevista coletiva, no último dia 18, que o governo federal poderá pagar mais alguns meses de auxílio emergencial, a depender da aprovação do Orçamento para 2021 e do valor e do número de parcelas do benefício.

“Penso que, com Orçamento [aprovado], dependendo do valor e do prazo [do benefício] e respeitando o teto de gastos, tenhamos possibilidade de fazer um auxílio, até que se vote um novo programa permanente [de renda mínima, como o Bolsa Família]”, disse Lira.

O líder do PP destacou ainda que a criação de um novo programa inclusivo deverá ficar condicionada à aprovação, pelo Congresso, da chamada PEC Emergencial.

A PEC propõe a redução dos gastos públicos por meio de medidas como a redução do salário de servidores, a suspensão de concursos e até o fim de municípios que não puderem se sustentar financeiramente.

"Para criar um programa novo, para institucionalizar um programa inclusivo, nós temos de discutir e aprovar a PEC emergencial, para que a gente reduza despesas e faça um orçamento mais flexível e, na sequência, vote as reformas administrativa e tributária”, afirmou.

Presidente do Senado

Em entrevista a jornalistas, o novo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou que irá trabalhar pela responsabilidade fiscal no país. Pacheco disse ainda que a questão do auxílio emergencial ou de uma extensão do Bolsa Família passa por uma decisão do colégio de líderes da Casa.

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou, em entrevista à imprensa, que a extensão do auxílio emergencial deve entrar em pauta nos próximos meses.

Pacheco defendeu que a discussão seja travada em sintonia com o governo federal, para evitar que o rombo nas contas públicas não fique mais mais severo.