CARNAVAL

Horário de funcionamento dos bancos muda durante Carnaval 2021; veja como fica

Apesar de não ter ponto facultativo no Carnaval esse ano, os bancos terão um horário de funcionamento diferente

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 08/02/2021 às 18:00 | Atualizado em 27/01/2023 às 8:54
Divulgação/Itaú
FOTO: Divulgação/Itaú

Muitos municípios brasileiros cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021, em decorrência da pandemia da covid-19.

Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) afirmou, nesta sexta-feira (5), que o feriado está mantido nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, portanto não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nestas datas.

Já no dia 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, haverá expediente, a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nos locais em que os bancos fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento, de acordo com a FEBRABAN.

Pagamento de contas durante o Carnaval

Pessoas que tiverem contas de consumo, como de água, energia, telefone e outras, e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão fazer o pagamento na quarta-feira (17) sem que haja um acréscimo no valor.

É comum que os tributos já venham com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da FEBRABAN é que o pagamento seja antecipado.

No caso dos títulos que têm código de barras, a sugestão é agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).