AGLOMERAÇÃO

Carnaval: Bares e ambulantes proibidos de funcionar no Sítio Histórico de Olinda e no bairro do Recife no fim de semana

Governo também proibiu funcionamento de restaurantes nesses locais durante o fim de semana de Carnaval

Atualizada às 17h20
Atualizada às 17h20
Publicado em 10/02/2021 às 16:45
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

Para evitar aglomerações e desrespeito às restrições impostas pela pandemia da covid-19, o Governo de Pernambuco resolveu proibir o funcionamento de bares, restaurantes e comércios ambulantes no Sítio Histórico de Olinda e no bairro do Recife no fim de semana do Carnaval 2021.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo governador Paulo Câmara, em um vídeo divulgado no Instagram do socialista. “Essa medida vai nos ajudar a evitar aglomerações nesses locais, que são tradicionalmente focos de folia no período de momo. O momento continua exigindo muita responsabilidade por parte de todos nós”, disse.

O governo anunciou a suspensão do Carnaval 2021 de Pernambuco no dia 17 de dezembro de 2020.

>> Sem Carnaval em 2021, prefeito de Olinda diz que gestores vão ter que se reinventar

>> Cidade do Recife também suspende ponto facultativo no carnaval de 2021

>> Escolas particulares de Pernambuco suspendem aulas durante o Carnaval

Proibição

De acordo com o decreto do governo estadual, a proibição vai valer das 20h dessa sexta-feira (12) até às 6h da segunda-feira (15) de Carnaval.

>> Sem ponto facultativo, como fica o Carnaval 2021 para quem trabalha?

>> Carnaval 2021: após alterações por causa da pandemia, veja o que abre e o que fecha

Veja o pronunciamento do governador:

Fiscalização

Durante coletiva de imprensa online, realizada nesta quarta-feira (10) com a presença dos secretários André Longo (Saúde), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) e Antônio de Pádua (Defesa Social), foi revelado que o esquema de fiscalização será intensificada durante o Carnaval não só nas localidades onde haverá proibição.

"A partir da próxima sexta-feira, o Procon vai estar nas ruas nos locais que foram falados pelo secretário André Longo, mas também na periferia. A questão não vai estar restrita somente ao Sítio Histórico de Olinda ou à ilha do Recife. Nós vamos estar em todos os locais. A gente quer pedir às pessoas que não saiam atrás de troças", disse o secretário Pedro Eurico. "Aqueles que tentarem afrontar de modo afoito, agressivo as decisões que o governo está tomando, nós vamos apresentar a força da lei, e a força da lei vai valer para todos. Qualquer troça ou banda que estiver na rua nós vamos recolher os materiais", completou.

Pedro Eurico ainda alertou sobre as lives de Carnaval. "As lives estarão rigorosamente proibidas acima de 10 pessoas", afirmou, reforçando que quem desrespeitar o decreto do governo vai "responder criminalmente pelas suas ações".

Segundo o secretário Antônio de Pádua, as delegacias estarão com efetivo reforçado durante os dias de carnaval e será empregado policiamento ostensivo em todo o estado.

Para denunciar aglomerações, a população pode ligar para o 190.

Confira a coletiva completa: