CORONAVÍRUS

Paraíba confirma variante mais contagiosa do coronavírus em circulação no estado

A Paraíba é o segundo estado do Nordeste a identificar variante mais contagiosa do coronavírus

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/02/2021 às 18:30 | Atualizado em 09/01/2023 às 10:32
Pixabay
FOTO: Pixabay

com informações da SES-PB

Uma variante mais contagiosa do coronavírus já está em circulação no estado da Paraíba, alerta a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB).

A circulação da nova variante foi confirmada após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral. São três pacientes confirmados até o momento.

O que é variante do coronavírus?

Uma variante é o vírus que mudou durante o processo de replicação. Milhares de variantes da SARS-CoV-2 (coronavírus que causa a covid-19) estão circulando no mundo e muitas ainda irão surgir ao longo do tempo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sequenciamento genético do vírus, aliado a outros estudos, possibilita sugerir se as mutações identificadas podem influenciar potencialmente na patogenicidade e transmissibilidade.

Além de direcionar medidas terapêuticas, diagnósticas ou ainda contribuir no entendimento da resposta vacinal.

Nova variante do coronavírus na Paraíba

"Estudos sugerem que tanto a linhagem P.1 quanto a linhagem P.2 tem maior capacidade de transmissão entre infectados", pontuou o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.

"A identificação de circulação de novas linhagens no território da Paraíba é de extrema importância para possibilitar a tomada de decisões rápidas no enfrentamento da pandemia", explicou.

A Paraíba é o segundo do Nordeste com identificação da linhagem P.1.

Até o dia 5 de fevereiro, o estado tinha 11 linhagens circulando em seu território, sendo o quarto com maior número de linhagens identificadas, depois de São Paulo (26), Rio Grande do Sul (12) e Rio de Janeiro (16).

Geraldo Medeiros reforça que é fundamental o entendimento que o sequenciamento genético não altera diagnóstico nem tratamento, mas sim colabora junto aos dados clínicos no conhecimento da doença para sua contenção.

Casos da nova variante na Paraíba

Caso 1 - No dia 14 de janeiro a Vigilância Epidemiológica Municipal de João Pessoa sinalizou um caso que atendia aos critérios para sequenciamento genético, por se tratar de um homem, 79 anos, que estava em Manaus e chegou com sintomas em João Pessoa;

Caso 2 - A Vigilância Epidemiológica de João Pessoa monitorou um caso secundário ao caso 1 (homem, 24 anos), início dos sintomas dia 10 de janeiro, notificado com coleta de amostra enviada para análise;

Caso 3 - O terceiro caso que seguiu para sequenciamento pelo critério da alta carga viral, mulher, 24 anos, reside em João Pessoa, teve início dos sintomas dia 10 de janeiro, não é contato dos casos 1 e 2, foi atendido, notificado e coletada amostra na UPA Bancários no dia 14 de Janeiro.