covid-19

Covid-19 provoca perda de memória? Confira sequelas que atingem até pacientes sem sintomas

Estudo mostrou sequelas deixadas pela covid-19 nos infectados, entre elas, perda de memória. As sequelas aparecem em pacientes com sintomas leves, até mesmo os assintomáticos

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 11/02/2021 às 9:34 | Atualizado em 06/01/2023 às 7:21
Pixabay
FOTO: Pixabay

As histórias contadas por pacientes que se recuperaram da covid-19 são preocupantes.

"Dormi em pé tomando banho", "meu marido sofreu traumatismo craniano enquanto andava de bicicleta e dormiu", "lembro-me de fazer o pedido da comida e de pagar por ele, mas não me lembro de ter comido".

Outro dado alarmante mostra ainda que essas sequelas não acontecem somente em pessoas que sofreram a doença no estágio mais grave.

Pacientes que tiveram coriza ou outros sintomas mais leves, e até mesmo os assintomáticos, também foram diagnosticados com disfunção cognitiva em algum grau.

É o que mostra um estudo feito no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), conduzido pela neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin.

Covid-19 causa perda de memória?

80% dos pacientes infectados pela covid1, de forma leve, apresentam alguma dificuldade de concentração, raciocínio ou memória, segundo o estudo divulgado pelo Incor, nessa terça-feira (09).

A primeira fase da pesquisa, feita entre março e setembro de 2020, com 185 pessoas, ainda mostra outras sequelas da doença. O prejuízo vai além do sintoma mais comum entre os contaminados: a fadiga.

Entre os entrevistados, há relatos de perda na coordenação motora, além de depoimentos de quem dormiu enquanto tomava banho ou desmaiou andando de bicicleta. Atualmente, 430 enfermos estão sendo acompanhados pelo hospital.

Recuperação da covid-19

Os resultados mostram que a recuperação física nem sempre implica na recuperação cognitiva, segundo a pesquisadora, que também é professora da FMUSP.

"Isso deixa clara a importância de se incluir na avaliação clínica dos pacientes pós-covid-19 de qualquer gravidade sintomas de problemas cognitivos como sonolência diurna excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória, para que, com o diagnóstico precoce, possa haver uma rápida intervenção terapêutica".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda os resultados finais do estudo para adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor como padrão-ouro em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-covid-19.