AUXÍLIO

Número do CPF pode indicar quem irá receber novo Auxílio Emergencial

Com a possibilidade de prorrogação do Auxílio Emergencial, novos beneficiários serão definidos pelo número de CPF

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/02/2021 às 17:31 | Atualizado em 29/11/2022 às 9:15
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o novo auxílio emergencial ainda está em fase de negociação. Apesar de ainda não ter confirmado a prorrogação do auxílio emergencial, o Governo Federal estuda qual valor será repassado aos beneficiários.

Uma das mudanças em relação à primeira etapa é que o número de beneficiários no programa deve ser menor. O objetivo é evitar distorções para que ninguém receba o auxílio emergencial indevidamente, como aconteceu no ano passado.

Com a possibilidade do cruzamento de dados, como do Caged, INSS, MEI e CNIS, o Governo Federal consegue consultar o CPF de cada cidadão e identificar se a pessoa é servidor público, militar, aposentado, pensionista, empresário.

Além disso, é possível descobrir quem são os dependentes daquela pessoa no Imposto de Renda e saber quem tem direito ao auxílio emergencial ou não.

A expectativa é que, caso o auxílio emergencial seja prorrogado, o valor seja de R$ 250 e será pago até o mês de junho, segundo o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

O Ministério da Economia acredita que o gasto total do auxílio emergencial deve ser de, no máximo, R$ 50 bilhões no ano, conforme comentou o ministro Paulo Guedes.