CASSAÇÃO DE POLÍTICOS

TRE-PE afasta prefeito e vice-prefeito de Arcoverde e políticos ficam inelegíveis por oito anos

Além do prefeito e vice atuais, a ex-prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Brito, também foi punida pela Justiça

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 18/02/2021 às 16:24 | Atualizado em 22/11/2022 às 8:47
Divulgação
FOTO: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, afastar José Wellington Cordeiro Maciel e Israel Lima Braga Rubis, prefeito e vice-prefeito de Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco.

A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (18), depois da Corte Eleitoral negar os recursos dos dois e manter a decisão do juiz de primeiro grau, que havia cassado os registros de candidatura dos políticos.

Com a decisão, o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), deverá assumir a Prefeitura e convocar novas eleições.

A ex-prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Brito, também é ré no processo. O TRE-PE informou que, com base Artigo 22 da Lei Complementar 64/1990, os três ficam políticos ficam inelegíveis por oito anos.

A reportagem tenta contato com a prefeitura do município para obter a resposta dos gestores sobre a punição.

Afastamento do prefeito e vice de Arcoverde

Em 13 de novembro passado, José Wellington Cordeiro Maciel e Israel Lima Braga Rubis tiveram os registros de candidatura cassados por prática de abuso de poder político e econômico.

Ambos entraram com uma liminar e conseguiram concorrer ao pleito de gestores municipais e venceram as eleições em Arcoverde.

>> Em Arcoverde, Justiça Eleitoral suspende diplomação do prefeito eleito, Wellington da LW

De acordo com o TRE-PE, a liminar foi concedida com o objetivo de assegurar a proclamação do candidato como eleito enquanto o mérito não havia sido julgado.

O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (18), prevalecendo a decisão da primeira instância, que cassou os registros de candidatura.