COVID-19

Vacinas contra covid-19 são perdidas após criança desligar refrigerador no Espírito Santo

Segundo a prefeitura de Rio Bananal, no Espírito Santo, 133 doses da vacina CoronaVac foram perdidas após criança desligar refrigerador

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/02/2021 às 15:58 | Atualizado em 08/11/2022 às 11:01
Divulgação/Instituto Butantan
FOTO: Divulgação/Instituto Butantan

com informações do Estadão Conteúdo

A Polícia Civil descobriu que uma criança de nove anos, durante uma brincadeira, desligou o relógio de energia de uma unidade de saúde da cidade de Rio Bananal, que fica a 177 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.

Após a chegada dos profissionais de saúde, foi possível perceber que o refrigerador onde ficam as vacinas contra a covid-19 estava com a temperatura de 23°C, sendo que a temperatura indicada é entre 2 e 8°C.

O caso aconteceu na última quinta-feira (18). De acordo com a prefeitura, 133 doses da CoronaVac foram perdidas.

Abaixo do equipamento estava escrito a palavra "coronavírus" com giz branco. As vacinas contra a covid-19 que foram perdidas seriam a segunda dose aplicada nos profissionais de saúde do município.

A Polícia Civil informou que o inquérito será concluído e remetido ao Ministério Público, com cópia para o Conselho Tutelar do Município, que adotarão as providências cabíveis.

Pelo fato de ser uma cidade pequena, com aproximadamente 19 mil habitantes, as vacinas contra a covid-19 ficam em um único refrigerador.

Com a mudança na temperatura, outras vacinas também foram afetadas, além de 53 testes RT-PCR, usados para detectar se uma pessoa está contaminada com a covid-19, ficaram estragados e foram devolvidos para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

Reposição das vacinas contra covid-19

A prefeitura de Rio Bananal informou que repassou a situação para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que em nota prometeu que as doses da contra a covid-19 perdidas serão repostas.

"O município deve preencher um formulário sobre o episódio que será remetido ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para avaliação.

Os parâmetros de estabilidade da vacina serão avaliados pelo INCQS sobre o uso ou não dos imunobiológicos. Enquanto estão sob análise do INCQS, a Sesa possui reserva técnica para suprir o município".