COVID-19

Plataforma permite acompanhar resultados de exames da covid-19 feitos na rede pública de Pernambuco

O paciente que realizou o RT-PCR para a covid-19 pode acompanhar o processamento da amostra e conferir o resultado na plataforma

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/02/2021 às 19:04 | Atualizado em 28/09/2022 às 9:14
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Para otimizar o acesso da população aos resultados dos testes de covid-19, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (25), a plataforma Meu Exame.

No site, o paciente que realizou o RT-PCR para a covid-19 na rede pública pode acompanhar o processamento da amostra, saber o andamento e o resultado do exame apenas pela internet.

A plataforma pode ser acessada através do site.

"Além de otimizar a divulgação dos resultados dos exames, a plataforma evitará que a população se desloque até os centros de testagem ou precise entrar em contato por e-mail ou telefone com a secretaria em busca de informações", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Como acessar a plataforma?

Para acessar o Meu Exame, o usuário precisará preencher os dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento).

Também é necessário a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e usado pelos Estados e municípios.

A numeração pode ser disponibilizada ao usuário pela própria equipe responsável pelo cadastro e realização da testagem no momento da coleta.

Nestes primeiros dias, o sistema funcionará em fase piloto, possibilitando o acesso aos resultados de coletas realizadas nos cinco centros de testagem sob gestão estadual (Geraldão, Cecon, Ceasa, Cefospe e Secretaria Estadual de Educação).

A ideia é expandir a iniciativa, ao longo das próximas semanas, para a população que realizou a testagem em serviços ligados aos municípios.