PANDEMIA

SECRETÁRIOS DE SAÚDE pedem TOQUE DE RECOLHER nacional para conter COVID-19 no país

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde divulgou carta sugerindo medidas urgentes para lidar com a pandemia de Covid-19

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/03/2021 às 15:30 | Atualizado em 02/02/2023 às 8:14
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Com informações do Por Dentro Com Cardinot

Os secretários de Saúde estão pedindo toque de recolher nacional para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no país.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde divulgou, nessa segunda-feira (1º), uma carta aberta ao Ministério da Saúde onde foram solicitadas medidas mais duras.

Entre as demandas, o Conass pede a adoção de um toque de recolher nacional, das 20h às 6h, inclusive aos finais de semana e a suspensão das aulas presenciais.

Estado de emergência devido a Covid-19

Pelo documento, o Governo Federal também teria que reconhecer legalmente o estado de emergência sanitária do país.

Os secretários pediram ainda a viabilização de recursos extras para o sus e a aprovação de um plano nacional de recuperação econômica, com retorno imediato do auxílio emergencial.

Relembre o início da pandemia de Covid-19 no Brasil

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.