BEm

PAULO GUEDES fala sobre retorno de programa que permite REDUÇÃO DE SALÁRIOS e SUSPENSÃO DE CONTRATOS

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) permite redução de salários e jornada, ou suspensão de contratos

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 08/03/2021 às 11:49 | Atualizado em 03/01/2023 às 9:29
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a possibilidade de retorno do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que permite a suspensão de contratos e reduções de salário.

O programa

O Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário.

Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

O programa será renovado?

Paulo Guedes anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários), que vigorou no ano passado.

“O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes.

Qual a previsão?

O governo aguarda a aprovação do orçamento de 2021 ainda este mês. A expectativa é de que o Congresso vote a matéria até o dia 24 de março.

Depois disso, a equipe econômica deverá anunciar mudanças para trabalhadores e aposentados, para diminuir os impactos das novas medidas restritivas adotadas no país por causa da pandemia da covid-19.

Entre as mudanças, a reedição do programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (BEm).