Pandemia

Vai morrer muita gente na fila sem oxigênio, prevê médico de Serra Talhada, no interior de Pernambuco

Segundo o médico, interior de Pernambuco não tem estrutura nem equipe qualificada para atender pacientes com Covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/03/2021 às 7:28 | Atualizado em 29/12/2022 às 14:01
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

O médico sanitarista Luiz Aureliano demonstrou profunda preocupação com o agravamento da pandemia do novo coronavírus no interior de Pernambuco.

Em entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal, o médico, que trabalha em Serra Talhada, no Sertão do Estado, disse que pessoas “vão morrer na fila, sem oxigênio”.

“A situação [no interior de Pernambuco] é muito grave, está piorando no Brasil todo. É desesperador. Vai morrer muita gente na fila, em maca, sem oxigênio, sem respirador", desabafou o médico.

"As novas cepas estão sendo responsáveis por quase 50% das infecções. Está pegando jovens que estão nas ruas”, disse o profissional na entrevista que foi veiculada na segunda-feira (8).

O médico também fez críticas à condução do governo federal na pandemia e ao ministro da pasta da saúde, Eduardo Pazuello. “Não existe coordenação do governo federal", falou ele.

"O coitado desse general do Ministério da Saúde já não é da área, já não conhece e ainda não tem autonomia para resolver nada para não desagradar o descerebrado da Presidência da República”, disse.

Situação da Covid-19 em Serra Talhada

“A situação aqui em Serra Talhada é preocupante. Estou isolado. Estou louco pra ver minha filha caçula que mora no Recife e não a vejo mais. O mais grave é que a grande maioria vai para o tubo e não sai", falou.

"Mais de 60% não sai. Não temos quadros preparados, como médicos intensivistas, a quantidade de leitos e a qualidade dos profissionais não estão preparados para isso”, disse.

Na segunda-feira, a prefeitura de Petrolina, maior cidade do Sertão, anunciou que a taxa de ocupação nos leitos da cidade já atingiu a marca de 100%.

Confira a entrevista na íntegra: