JAIR BOLSONARO

BOLSONARO critica MEDIDAS RESTRITIVAS por causa da COVID-19: 'Economia e vida têm que andar de mãos dadas'

O presidente Jair Bolsonaro deu a declaração contrária às medidas restritivas, nesta quinta-feira (11).

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/03/2021 às 18:00 | Atualizado em 15/12/2022 às 13:04
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar, nesta quinta-feira (11), as medidas restritivas impostas por governadores como prevenção à disseminação do novo coronavírus no país.

De acordo com Bolsonaro, “lockdown não é remédio” para o combate ao vírus e pode agravar situações, como o desemprego e a saúde mental da população.

“Sou preocupado com vidas”, disse o presidente. “Mas, como sempre disse, a economia e a vida têm que andar de mãos dadas. Temos dois problemas que se agravam, o vírus e o desemprego”.

>> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em Pernambuco

Bolsonaro participou nesta quinta-feira, por videoconferência, de encontro da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também discursou no evento.

Auxílio Emergencial

De acordo com o presidente, somando com auxilio emergencial, foi gasto no ano passado por volta de R$ 700 bilhões para enfrentamento à pandemia de covid-19.

“Lá atrás quando se decidiu pela política de lockdown, do confinamento, do 'fica em casa', o objetivo era dar tempo dos hospitais se aparelharem", disse Bolsonaro.

Ele ainda continuou: "para que fossem feitos hospitais de campanha, para que fizessem leitos de UTIs, se comprassem respiradores. E não faltou dinheiro por parte do governo federal”, disse.

Aprovação da PEC Emergencial

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em segundo turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que autoriza uma nova rodada do auxílio emergencial.

Este benefício é destinado aos mais vulneráveis e institui mecanismos de ajuste nas despesas, como congelamento de salários de servidores, quando há elevado comprometimento das finanças de União, Estados e municípios.

O placar foi de 366 votos favoráveis a 127 contrários. Por se tratar de uma mudança na Carta Magna, a medida precisa ser aprovada em dois turnos por, ao menos, 308 parlamentares.

O primeiro turno foi aprovado na madrugada de terça para quarta (10), por 341 votos a favor e 121 contra.

Agora, os deputados passam a avaliar os pedidos de alteração ao texto final. Há 11 destaques cadastrados - esta fase ontem levou mais de 12 horas para ser concluída com dez requerimentos do tipo na pauta.

Se não houver alteração do mérito, após essa fase, a PEC pode seguir para promulgação, do contrário precisa voltar para o Senado.

O primeiro destaque a ser avaliado é do PT que derruba dispositivo que indica que uma Lei Complementar deve definir regras sobre alienação de ativos para abatimento da dívida pública.

Ao longo da primeira fase de votação, apenas uma alteração foi aprovada.

Os parlamentares derrubaram um dispositivo que daria mais flexibilidade ao governo na gestão do Orçamento ao aprovar destaque do PDT.

Isso retirava do texto a possibilidade de desvinculação de receitas hoje carimbadas para órgãos, fundos ou despesas específicas.

Foram 178 votos a favor e 302 contra a retirada – eram necessários 308 votos contrários para manter o texto do relator.

Possível alteração na PEC Emergencial

Uma nova alteração deve ser aceita hoje com dois destaques dos partidos da base, porque o governo abriu mão de impedir promoções e progressões das carreiras do funcionalismo.

A decisão foi para evitar que os deputados retirassem todas as contrapartidas fiscais do texto que autoriza uma nova rodada do benefício.

Pela negociação, os servidores públicos vão continuar com o direito à progressão automática nas carreiras, com o respectivo aumento nos seus salários.