NOVO CORONAVÍRUS

COVID-19: "Ou todos cooperam, ou vai faltar leitos para quem precisa", diz secretário

"Infelizmente, não temos nada a comemorar", afirmou o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 11/03/2021 às 17:25 | Atualizado em 16/12/2022 às 6:45
Pedro Menezes/SEI
FOTO: Pedro Menezes/SEI

Nesta sexta-feira (12), Pernambuco completa 1 ano do primeiro caso da covid-19 registrado no estado.

Durante coletiva online do Governo de Pernambuco sobre a Covid-19 no estado na quinta-feira, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo alertou para a crescente de casos da doença no estado.

Também participou da reunião Antônio de Pádua, o secretário de Defesa Social. Juntos, eles reforçaram as medidas sociais de segurança.

"Infelizmente, não temos nada a comemorar. A pandemia não acabou, e voltamos a ter um momento de grande dificuldade", informou André Longo.

>> Covid-19: Pernambuco confirma 1.650 casos confirmados e 31 óbitos

"Observamos uma aceleração acentuada da doença na última semana, com crescimento nos casos graves de 5,5% em uma semana e 19% em 15 dias", disse o secretário.

De forma direta, Longo disparou que, caso as medidas não sejam respeitadas, o colapso na rede de saúde pública e privada pode vir a acontecer.

"O vírus está com uma aceleração recorde, que pode vir a superar a nossa capacidade de abrir leitos. Por isso meu recado é que ou todos coperam, ou vai faltar leito para quem precisa", declarou Longo.

"O que vai provocar perda de vidas e sofrimento para muitas famílias. E não só na rede pública. Não pese que se você tem plano de saúde ou dinheiro para pagar internação, vai ser diferente", explicou.

>> Mais de 30 mil recifenses já foram imunizados contra a covid-19

"A situação é de estrangulamento em todos os serviços", disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, houve um crescimento de 17% nas solicitações de leitos de UTI e 32% nos de enfermaria.

"A tendência é de mais agravamento, com as solicitações de vaga chegando ao mesmo patamar de maio, pico da doença no ano passado".

Assista à coletiva com o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo

Fim de semana

Sobra o fechamento de serviços não essenciais durante o fim de semana, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou que haverá reforço nas fiscalizações.

"As fiscalizações de medidas sanitárias foram reforçadas no fim de fevereiro. Temos a participação de policiais da SDS, além de um lançamento extraordinário de mais 3.600 para auxiliar nessas medidas".

"No final de semana passado, com o fechamento das atividades não oficiais, fizemos uma avaliação positiva da polícia e boa receptividade da população".

Pádua pediu também para que a população ajudasse, seguindo as recomendações sanitárias e respeitando as restrições.

"No entanto, foi visualizado que algumas pessoas descumpriram o decreto, nas praias e em algumas festas clandestinas. Por isso, o efetivo policial precisou entrar em ação", disse Pádua.

"Teremos o grande desafio neste próximo fim de semana, onde será essencial a participação da população para seguir recomendações de estabelecimentos não essenciais, assim como a utilização das praias".

Boletim da Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) enviou o boletim atualizado com os casos de Covid-19 em Pernambuco. Nesta quinta-feira (11), o Estado registrou 1.669 casos da doença.

Entre as confirmações, 67 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.602 (96%) são leves.

Além desses registros, o governo estadual também confirmou 23 mortes ocorridas entre 21 de maio do ano passado e 09 de março deste ano.

No total, Pernambuco teve 313.227 casos confirmados da covid-19, sendo 33.257 graves e 279.970 leves, e totaliza 11.269 mortes.

Novo lote de vacinas chegam a Pernambuco

O Governo de Pernambuco confirmou que recebeu mais 110.800 vacinas contra a covid-19 produzidas pela Sinovac/Butantan.

As novas doses, ainda de acordo com o governo estadual, serão destinadas para finalizar o processo de imunização dos idosos de 80 a 84 anos.

Além disso, essas vacinas serão destinadas ao seguimento do processo de imunização dos trabalhadores de saúde e iniciar o tratamento nos idosos com idade entre 75 e 79 anos.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Morre no Hospital das Clínicas um dos pacientes com covid-19 transferidos de Manaus

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.