CORONAVÍRUS

AULAS PRESENCIAIS estão suspensas em ESCOLAS e FACULDADES durante QUARENTENA em Pernambuco

Com a quarentena estabelecida pelo governo estatual, a medida vale tanto para instituições públicas, como privadas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/03/2021 às 17:20 | Atualizado em 28/11/2022 às 11:11
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Com informações de Margarida Azevedo / JC Online

As aulas presenciais em todas as escolas, faculdades e universidades de Pernambuco, públicas e privadas, estarão suspensas no período de quarentena em Pernambuco, que vai até o dia 28 de março.

A educação básica, em Pernambuco, tem cerca de 1,8 milhão de alunos, sendo 1,4 milhão na rede pública e 400 mil na rede privada, conforme o Censo 2020 do Ministério da Educação.

Somente as turmas de educação infantil e ensino fundamental das escolas públicas não estavam autorizadas a ter o ensino presencial. Essa liberação começaria a partir de quinta, mas agora deixa de valer.

>> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em Pernambuco

O ano letivo nos colégios particulares, para todas as etapas da educação básica, começou na primeira semana de fevereiro, no modelo híbrido (aulas presenciais e virtuais).

Na rede estadual, só os estudantes do ensino médio começaram o ano escolar, em 4 de fevereiro, com atividades também híbridas.

Nas escolas municipais e no ensino fundamental da rede estadual os alunos iniciaram o ano letivo de 2021 apenas com aulas remotas.

Até esta segunda-feira (15), Pernambuco tinha registrado 318.449 casos da covid-19 e 11.411 mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, defende a manutenção dos colégios abertos.

"A escola deveria funcionar sempre, por ser um espaço que contribui decisivamente para o enfrentamento de uma pandemia, pelo seu papel educativo e regulador com crianças e adolescentes, explica.

"Em casos extremos, ser a última atividade a fechar e a primeira a abrir", destaca.

"Continuamos no firme argumento, com base em consistentes estudos e pesquisas, de que a escola é o lugar de maior controle e aprendizado para a criança, o adolescente conviverem com uma pandemia", diz.

"Cada pai já é um fiscal natural de como a unidade escolar está cumprindo o protocolo estabelecido pela autoridade competente", complementa José Ricardo.

"Estar fora da escola, principalmente para os filhos das camadas menos favorecidas, significa estar nas ruas, com seus vícios, ou sofrendo violência doméstica, ampliando, cada dia mais, o fosso social".

>> Saiba o que pode e o que não pode funcionar durante período de quarentena em Pernambuco

"O risco de uma tragédia geracional, de âmbito planetário, é muito grande", observa o presidente do Sinepe.

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, aprovou a suspensão das aulas, um pleito dos docentes da rede estadual.

"O sentimento da categoria é de medo, de aflição e de revolta porque as escolas estaduais estavam abertas. É um momento grave e preocupante da pandemia", destaca Ivete.

Avanço da pandemia de Covid-19 em Pernambuco

No início da tarde desta segunda-feira (15), o governo de Pernambuco atualizou os números da pandemia no estado.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 921 doentes com covid-19, elevando o total de casos para 318.449.

O número de mortes também não para de subir. Somente nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Estado registrou mais 28 óbitos.

No total, 11.411 pessoas já perderam a vida em Pernambuco em função da covid-19.