Pandemia

População tira a MÁSCARA e aproveita manhã de sábado para se divertir no calçadão de Boa Viagem, como se não houvesse QUARENTENA

Fotógrafos do Jornal do Commercio flagraram muito desrespeito ao decreto estadual que proíbe o uso do calçadão das praias para o lazer

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/03/2021 às 10:48 | Atualizado em 04/11/2022 às 9:01
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Até parece fevereiro de 2020, quando as informações sobre a covid-19 ainda eram desconhecidas para a maior parte da população. Mas a fotografia que estampa esta reportagem foi feita na manhã deste sábado (20).

Um ano após o início da pandemia e em meio a um decreto estadual que estabelece uma quarentena em Pernambuco, moradores do Recife decidiram tirar as máscaras e se divertiram.

Neste dia 20 de março de 2021, os moradores circulam livremente no calçadão da praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

Fotógrafos do Jornal do Commercio circularam por bairros do Recife neste sábado para descobrir se a população está respeitando a quarentena imposta pelo governador Paulo Câmara.

O objetivo da medida é tentar reduzir a transmissão do novo coronavírus.

O que a reportagem encontrou foi muita gente sem máscara, sem respeitar o distanciamento social e dando de ombros para a determinação que proíbe o uso do calçadão das praias do Estado.

Mesmo com a presença da Polícia Militar, em vários pontos do calçadão, foram vistas pessoas correndo, caminhando ou pedalando bicicleta.

A maioria estava sem máscara ou com a proteção no queixo, sem cobrir nariz e boca, como orientado repetidas vezes por autoridades de saúde do mundo inteiro.

Em alguns casos, a reportagem viu quando policiais abordaram as pessoas. Um senhor foi retirado pela PM do calçadão. Na faixa de areia, um homem viu a aproximação da cavalaria da PM e se afastou.

Fugindo da medidas sanitárias

Para fugir da regra que impede o uso do calçadão, muitas pessoas atravessaram a rua e usaram a calçada em frente ao calçadão na Avenida Boa Viagem para praticar os esportes. A maioria sem máscara.

Os números da Covid-19 em Pernambuco

Na esteira de todos esses desrespeitos, o vírus segue se espalhando e provocando mais vítimas. Na sexta-feira (19), Pernambuco registrou mais 2.211 casos do novo coronavírus e mais 51 óbitos.

Agora, o Estado já tem 11.614 vidas perdidas para o novo coronavírus. 96% dos leitos de UTI reservados para pacientes com covid-19 já estão ocupados.

O início da pandemia de Covid-19 no Brasil