CHUVAS EM PERNAMBUCO

APAC emite alerta de chuvas moderadas a fortes nas próximas 24 horas no Grande Recife

Alerta também vale para a Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 24/03/2021 às 20:35 | Atualizado em 17/10/2022 às 10:24
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul do Estado.

A previsão é válida para as próximas 24 horas.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

Este último orienta que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros, acionando o órgão.

>> Chuva: Mesmo após reformas recentes, Avenida Presidente Kennedy volta a alagar

Pontos de alagamento no Recife

Nessa terça-feira (23), apesar das chuvas fracas, alagamentos causaram transtornos no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

O acúmulo de água aconteceu no trecho do cruzamento da Avenida Mascarenhas de Moraes com a Rua Jean Emile Favre.

Apenas veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, conseguiram trafegar, porém, com dificuldades.

Os motoristas de carros e motos também se arriscavam no pelas poças de água provocadas pelo o alagamento. Além disso, pedestres também tiverem dificuldades para trafegar na via.

Água acumulada

A água acumulada na avenida também acabou gerando problemas para o comércio da área.

O consultor de vendas de uma oficina mecânica, Pedro Henrique, afirma que toda vez que chove na área o prejuízo é grande para a empresa.

Prefeitura do Recife

Em nota, a Prefeitura do Recife falou que o acúmulo de água no local acontece devido a uma série de fatores, como a ocorrência de fortes chuvas em um curto período de tempo e o descarte incorreto de lixo.

A prefeitura argumentou que esse descarte inadequado do lixo "compromete a drenagem e o assoreamento de rios e bacias como a do Rio Tejipió, entre outros".

"Em fevereiro deste ano, a Emlurb já realizou uma intervenção de limpeza e desobstrução das galerias da área, além das operações da Ação Inverno, que este ano possui investimentos da ordem de R$ 96 milhões".

Esse montante inclui, segundo a nota, "ações de Defesa Civil, obras de contenção de encostas, eliminação de pontos de alagamento e limpezas de canais, entre outras".

A nota finaliza dizendo que "a Emlurb é responsável pela limpeza, todos os anos, dos 99 canais que cortam a cidade, um custo de R$ 7 milhões".