CORONAVÍRUS

Em coletiva de impensa o Governo de Pernambuco anuncia novo plano de convivência com a covid-19

Novas medidas de enfrentamento ao coronavírus são divulgadas em coletiva, que acontece nesta quinta-feira (25)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 25/03/2021 às 17:00 | Atualizado em 13/10/2022 às 8:24
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

O Governo de Pernambuco realiza, nesta quinta-feira (25), uma coletiva de imprensa sobre a situação da covid-19 no Estado. A reunião está prevista para começar às 17h.

Além do governador, Paulo Câmara, também participam do evento, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo e o médico infectologista Demétrius Montenegro. A coletiva será transmitida online.

Novo plano de convivência com a Covid-19

Durante a coletiva, o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, explicou o novo plano de convivência com a covid-19 para o Estado. Ele falou sobre os novos horários de funcionamento do comércio.

“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados", explicou.

Já em relação às atividades físicas na praia, o secretário esclareceu que, somente as atividades individuais voltam a ser permitidas.

E continuou: "A volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual". O novo plano entra em vigor entre os dia 01 e 25 de abril.

Irresponsabilidade com a covid-19

Longo afirmou nesta quinta (25), que é irresponsável, nesse momento, "conviver com alguma pessoa sem a utilização correta da máscara em todas as atividades que exigem que tenhamos que sair de casa".

"Isso é regra básica de convivência. Muda o curso da pandemia. Por favor, atendam ao apelo das autoridades sanitárias", pediu. "Precisamos de um comportamento mais adequado para mudar essa realidade''.

Leitos de UTI

A semana passada foi a pior de 2021 em relação aos casos confirmados da covid-19, de acordo com o secretário de saúde. Isso foi o que levou à criação de um novo plano de convivência.

"Um aumento de 19% em uma semana, e de 40% em 15 dias. Ainda mais grave é o número de internados na UTI por conta da covid-19", disso o secretário.

>> Entenda a diferença entre quarentena, lockdown e isolamento para não confundir o atual decreto em Pernambuco

"Mesmo com mais de 400 leitos de terapia intensiva, apenas em março, eles são rapidamente ocupados. Cada vez mais esses leitos são ocupados por pessoas mais jovens", alertou Longo.

E advertiu: "Nesse momento, em Pernambuco, são mais de 1.800 pessoas internadas na UTI".

Quarentena estendida

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou que o período de quarentena será prorrogado em todo o Estado. Desta vez, até o dia 31 de março.

Ao todo, serão 14 dias de medidas restritivas mais intensas para evitar a propagação da covid-19.

Confira o pronunciamento:

Covid-19 em Pernambuco

O Estado de Pernambuco segue registrando recorde diário de casos do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (15), foram confirmados 2.786 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 187 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.599 (93%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 339.022 casos confirmados da doença, sendo 35.156 graves e 303.866 leves.

Mortes por covid-19

Além dos casos, também foram confirmados 46 óbitos, ocorridos entre 30/04/2020 e 24/03/2021. Com isso, o Estado totaliza 11.853 mortes pela Covid-19.

Os números da covid-19 são atualizados, diariamente, pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

>> "Cansado de ver gente morrendo", diz médico após Pernambuco ultrapassar 1.800 pessoas em UTI com covid-19

Período em quarentena

Durante o período de quarentena em Pernambuco, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros e academias.

Além desses, também fica proibido o funcionamento de salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.

>> "Provável que esses 11 dias sejam insuficientes", diz especialista sobre quarentena em Pernambuco

Além disso, escolas e universidades; clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

Já as igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.