Primeira dose

VACINAÇÃO: Presidente do STF toma primeira dose de vacina contra covid-19 nesta sexta-feira (2)

O presidente do STF, Luiz Fux, tem 67 anos de idade e defendeu o cuidado com a população brasileira durante a pandemia de covid-19

Agência Brasil / TV Jornal
Agência Brasil / TV Jornal
Publicado em 02/04/2021 às 17:36 | Atualizado em 06/08/2022 às 12:03
Fernando Frazão/Agência Brasil
FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Luiz Fux, de 67 anos, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (2).

Fux se vacinou no Museu da Justiça, situado no Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), área central do Rio de Janeiro. Ele considerou que sua ação, como homem público, transmitia um exemplo para a população.

Nós, do Judiciário, temos uma profunda deferência à ciência. Por isso, dizemos sim à vida e não à morte”, disse.

Cuidado uns com os outros

O presidente do STF avaliou que é preciso união “para cuidarmos uns dos outros e, acima de tudo, conscientizar toda a sociedade que, se pretende ter esperança, devemos nos vacinar todos”.

Fux se solidarizou com as mais de 300 mil famílias que perderam familiares para a pandemia de covid-19 e chamou a atenção que no momento de fé que o Brasil vivencia na Semana Santa e na festa de Páscoa, todos têm que fazer essa travessia.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).