Vacinação contra covid-19

Comorbidades: veja formulário do governo de Pernambuco para comprovar comorbidade na hora de receber vacina contra covid-19

Formulário divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde poderá ser usado por municípios de todo o Estado de Pernambuco para aplicar vacina em pessoas com comorbidades

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 01/05/2021 às 14:20
Jailton Jr/JC Imagem
FOTO: Jailton Jr/JC Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou um formulário que deve ser preenchido para que pessoas com comorbidades comprovem o direito de receber a vacina contra a covid-19 com prioridade. "Nesse documento, é obrigatório constar carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe. Em unidade de saúde da Família (natureza pública), médico e enfermeiro podem atestar. Nas policlínicas e unidades de saúde de natureza privada: apenas os médicos podem atestar", esclareceu a pasta.

Desde a última quinta-feira (27), o governo estadual já havia liberado o início da imunização destas pessoas, após recebimento de um lote com 208.250 doses da vacina desenvolvida por Oxford/AstraZeneca e produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

>>> Para ter acesso ao formulário, clique aqui.

"Neste primeiro momento, serão priorizadas no grupo de comorbidades todas as pessoas, entre 18 e 59 anos, com as seguintes condições: doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); obesidade mórbida; Síndrome de Down; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas vivendo com HIV e imunossuprimidos, que são indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses e com neoplasias hematológicas", explicou a SES.

Início da vacinação de pessoas com comorbidades

Neste sábado (1º), a Prefeitura da Cidade do Recife anunciou que moradores da cidade com comorbidades já poderão agendar a aplicação da vacina a partir das 18h. O agendamento deve ser feito pelo site Conecta Recife.