Rádio Jornal

Rádio Jornal na 76.1: emissora recebe diploma de pioneirismo por inaugurar faixa FM estendida

Com início das transmissões na faixa 76.1, Rádio Jornal é a primeira do Norte e Nordeste a ocupar uma estação na nova faixa FM estendida

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 08/05/2021 às 10:07
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Prestes a completar 73 anos de história, a Rádio Jornal não cansa de se inovar. Agora, a emissora pernambucana é a primeira do Norte e Nordeste a ocupar uma estação na nova faixa FM estendida - inaugurada na última sexta-feira (7). Com isso, os ouvintes da emissora passam a contar com mais uma opção para ouvir os programas de jornalismo e entretenimento: a 76.1.

O início das transmissões na nova faixa começou às 11h. O primeiro programa exibido na nova faixa foi o Debate da Super Manhã, que contou com uma pauta especial sobre este novo momento para a radiodifusão no país. Mediado pelo comunicador Wagner Gomes, da Rádio Jornal, o debate contou com a presença de membros da Rádio Capital, de São Paulo, que também é uma das poucas emissoras a conseguir este feito. No total, apenas nove emissoras em todo o país já deram este novo passo.

Na prática, a faixa FM estendida abre novas estações para que emissoras de rádio possam operar, justamente, no FM. No caso da Rádio Jornal, as já tradicionais 90.3 FM e AM 780 não deixam de existir. Na nova faixa, os ouvintes podem acompanhar a programação da Rádio Jornal com a melhor qualidade de som disponível.

À tarde, a emissora recebeu um certificado de pioneirismo. A cerimônia foi transmitida pela internet, por causa da pandemia do novo coronavírus. A diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho, representou a emissora no evento. “É um reconhecimento do Governo Federal e do Ministério das Comunicações de que a gente pudesse estar preparado em muito pouco tempo. Tenho que dizer que foi uma equipe muito aguerrida, que envolve todas as nossas diretorias. Está aqui presente nosso diretor Comercial, Vladimir Melo, nosso engenheiro, Jair Ventura, toda a equipe técnica que proporcionou com ajuda de nossos colegas que nós estivéssemos neste momento estreando a nossa faixa estendida”, disse Mônica.

Agradecimento

“Minhas palavras são para agradecer em nome de todo o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, em nome de toda a diretoria. E, sobretudo, em nome do nosso presidente, João Carlos Paes Mendonça, que é um homem apaixonado por rádio, ele está muito feliz neste momento. E, aqui, eu deixo as palavras de agradecimento do SJCC por estarmos participando deste momento histórico”, acrescentou Mônica.

A Rádio Jornal foi parabenizada pelo Ministério das Comunicações. “É muito importante que a gente tenha esse pioneirismo da Rádio Jornal Recife que é conhecida como um canhão de informações. Vamos iniciar a programação de vocês com mais qualidade para conseguir continuar levando informação e entretenimento [aos ouvintes]”, disse o representante da Secretaria de Radiodifusão do Ministerio das Comunicações.