Deslizamento

Quatro pessoas da mesma família são soterradas em queda de barreira em Jaboatão

Corpo de um dos filhos, um adolescente de 16 anos, foi localizado. Família morava no bairro de Cavaleiros, Jaboatão. Pais e uma irmã de 11 anos seguiam desaparecidos

Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 13/05/2021 às 21:43
Artur Borba/SJCC
FOTO: Artur Borba/SJCC

Atualizada às 7h do dia 14/05/2021

Uma barreira deslizou sobre uma casa na noite desta quinta-feira (13) em Jaboatão dos Guararapes, provocando o soterramento de uma família inteira no bairro de Cavaleiro. Pai, mãe e dois filhos, de 11 anos e 16 anos, foram cobertos pela terra. O garoto mais velho, que não teve a identidade confirmada, foi encontrado morto e teve o corpo retirado dos escombros por volta das 20h. Os demais membros da família continuavam sem ser localizados até a manhã desta sexta-feira (14). As buscas estão sendo feitas pelo Corpo de Bombeiros, com a ajuda de vizinhos e de cães farejadores.

Segundo informações do repórter Addúlcio Lucena, da TV Jornal, a defesa civil interditou cinco casas no local, após a confirmação de que as fortes chuvas que caíram no Grande Recife ao longo do dia provocaram a abertura de uma fenda de 100 metros na barreira onde a casa que foi soterrada se encontrava, com grande possibilidade de provocar mais deslizamentos. Algumas famílias retiraram seus pertences e se abrigaram nas casas de amigos e parentes. O alerta de chuva foi renavado para algumas regiões do Estado de Pernambuco para esta sexta-feira (14).

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes divulgou a seguinte nota:

"A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lamenta a fatalidade ocorrida na noite desta quinta-feira, no bairro de Cavaleiro, e se solidariza com a família nesse momento de perda. A Prefeitura já providenciou todo apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Assim que o fato ocorreu, equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas. Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. Estas famílias também serão acompanhadas pela Assistência Social.

Equipe da Defesa Civil estará no local do incidente, nesta sexta-feira, para avaliar a situação de forma mais minuciosa. Bem como se manterá de prontidão em todo o município, pois a previsão é de mais chuvas durante o dia. Nesta quinta-feira, foram registrados mais de 200 milímetros de chuvas, em Jaboatão, volume equivalente à média de 30 dias do mês de maio e o maior nos últimos 20 anos.

A atual gestão já investiu, só no bairro de Cavaleiro, onde ocorreu o incidente, mais de R$ 13 milhões em obras estruturadoras nas encostas, com a construção de 103 muros e instalação de mais de 20 mil metros quadrados de telas de proteção. A Prefeitura também informa que vai construir muro de contenção no local, para evitar que novos deslizamentos ocorram no futuro."

Informações

Ainda em Jaboatão dos Guararapes, no bairro da UR-11, uma barreira cedeu na manhã desta quinta (13), cobrindo uma residência na Rua Expedicionário Francisco Vitorino Ladeira. De acordo com os socorristas, ao menos uma pessoa ficou parcialmente soterrada pela lama, mas conseguiu ser retirada viva.