pandemia

Secretário de Saúde nega falta oxigênio em Pernambuco e Paulo Câmara anuncia fornecimento de gases hospitalares

Pernambuco tem 65, das 184 cidades do Estado, com alta contaminação por covid-19, de acordo com o governo estadual

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 28/05/2021 às 21:14
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

O secretário estadual de Saúde, André Longo, voltou a informar que não há, em Pernambuco, risco de desabastecimento de oxigênio hospitalar, nem comprometimento na produção do insumo. A declaração foi dada, nesta sexta-feira (28), durante reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. De acordo com o gestor estadual, o relato de falta do insumo em cidades do Agreste, como Lajedo e João Alfredo, foi motivado por problemas na logística dos fornecedores de gases dos municípios.

Além disso, André Longo afirmou que a principal fornecedora do gás do Brasil, que mantém contrato de abastecimento para a rede estadual de saúde, conta com planta industrial no Estado, responsável, inclusive, pelo fornecimento de oxigênio para outros Estados da Região Nordeste e os gases hospitalares estão assegurados.

> Quem já pode se vacinar contra a covid-19 em Pernambuco? Confira a lista completa

> Pernambuco tem 65, das 184 cidades do Estado, com alta contaminação por covid-19; veja a lista

“Temos registrados, sim, casos de municípios que, em suas unidades próprias, estão tendo dificuldade em repor seus estoques. Muitos desses municípios possuem contratos com empresas de pequeno porte que não estão conseguindo atender o aumento da demanda”, afirmou o secretário.

Oxigênio para municípios do interior

O governador Paulo Câmara anunciou que o Governo de Pernambuco vai montar uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife para normalizar o abastecimento de oxigênio nas unidades municipais que atendem pacientes com a Covid-19. A distribuição, de forma emergencial, começa na tarde deste sábado (29).

> 'O Agreste vive hoje o pior momento da pandemia', ressalta André Longo, secretário de saúde de PE

De acordo com o governo, o fornecimento de oxigênio em 30 mil metros cúbicos é para as redes municipais de saúde, que será feito de forma emergencial até que os municípios regularizem seus contratos,

> 'Se confirmada a variante do coronavírus em PE, pediremos ajuda ao Governo Federal', diz secretário

“Esse suporte emergencial será dado enquanto as prefeituras ajustam seus contratos e regularizam o fornecimento de seus serviços médicos. Ressalto que a Secretaria Estadual de Saúde não tem problemas de abastecimento de oxigênio nas 66 unidades que administra.”, informou o governador Paulo Câmara.