assassinos em série

SERIAL KILLERS: Conheça os assassinos em série mais famosos do mundo

Existem assassinos e assassinos em série, também conhecidos pelo termo em inglês "serial killers"

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 15/06/2021 às 12:02 | Atualizado em 16/09/2022 às 17:49
Reprodução
FOTO: Reprodução

O termo “serial killer” foi usado pela primeira vez na década de 1970 por um diretor da agência de inteligência norte-americana FBI.

Segundo a revista Galileu, a ideia era ter um termo que nomeasse a criminosos que agiam, ao menos aparentemente, sem uma razão clara e que matava pessoas em série.

Nesta reportagem, listamos alguns dos serial killers mais famosos do Brasil e do Mundo.

O assunto voltou à tona, após o caso de um homem que é suspeito de ter matado quatro pessoas de uma mesma família e estar desaparecido desde a última quarta-feira (9).

Conheça os serial killers mais famosos do mundo

Maníaco do Parque

Maníaco do Parque fazia promessas falsas de emprego para as vítimas.
Maníaco do Parque fazia promessas falsas de emprego para as vítimas.
Reprodução

Em 1998, não se falava em outra coisa a não ser sobre as oito mulheres mortas no Parque do Estado, em São Paulo. Todas foram assassinadas por Francisco de Assis Pereira, que também estuprou e torturou as vítimas.

Além dessas, outras nove conseguiram sobreviver. O homem atraia as mulheres fazendo promessas de emprego como modelo e as levava até o meio do parque, na garupa da moto que ele pilotava.

O homem foi preso e condenado. Atualmente, ele cumpre pena em um presídio no interior de São Paulo.

De acordo com o UOL, ele passa os dias fazendo crochê e teme a pandemia do novo coronavírus. Especula-se que, durante a infância, ele sofreu abusos.

Bandido da Luz Vermelha

Bandido da Luz Vermelha é considerado um dos criminosos mais famosos da história do Brasil
Bandido da Luz Vermelha é considerado um dos criminosos mais famosos da história do Brasil
Reproudção

Acácio Pereira da Costa é o nome do famoso “bandido da luz vermelha”. Ele assassinou quatro mulheres, fez sete tentativas de homicídio e cometeu pelo menos 77 assaltos, além de haver a suspeita não confirmada de casos de estupro de algumas vítimas.

O homem cobria o rosto e invadia a casa das vítimas para roubar, de acordo com a revista Galileu. Acácio foi preso em 1977 e solto em 1997, mas foi assassinado em 1998.

Ele ganhou fama e, segundo a Galileu, havia quem pedia autógrafo para ele nas ruas.

Ted Bundy

Ted Bundy usava a beleza para atrair vítimas
Ted Bundy usava a beleza para atrair vítimas
Reprodução

Um dos serial killers mais famosso de todo o mundo, Ted Bundy chamava atenção por sua beleza e elegância. Estima-se que, entre 1974 e 1978, ele matou entre 30 e 36 mulheres nos Estados Unidos.

Ted usava sua boa comunicação e aparência para seduzir suas vítimas, muitas universitárias.

Ele estacionava o carro, um Volkswagen Beetle, dizendo precisar de ajuda e, no momento em que mulheres bonitas se aproximavam para ajudar, ele agredia as vítimas até a morte.

Ele chegava a levar as vítimas mortas para casa e fazia sexo com os cadáveres. Ele foi condenado à cadeira elétrica e, em 1989, foi uma mulher que ligou o equipamento que deu fim à vida do criminoso.

> Serial killer Zodíaco existiu, revela grupo de investigadores

Jack - o estripador

Jack - o estripador não é um personagem fictício. Apesar de nunca ter tido a identidade revelada, a história é real.

Os crimes aconteceram entre 1888 e 1891, em Londres, na Inglaterra, o que pode indicar que este seja o primeiro serial killer da história.

De acordo com a revista Galileu, o homem fez pelo menos 13 vítimas - todas prostituas pobres. Em alguns casos, o criminoso retirava as vísceras das vítimas.

Uma agências de notícias recebeu uma carta assinada por alguém que se dizia ser “Jack, the Ripper”, que confessava as mortes. O caso inspirou estudos e filmes.

Samuel Little

Samuel Little confessou ter matado 93 pessoas
Samuel Little confessou ter matado 93 pessoas
Reprodução/BBC

Entre os serial killers, Samuel Little é considerado o maior. Preso, ele confessou ter matado 93 pessoas entre os anos de 1970 e 2005.

Ele é considerado pelo FBI, o maior serial killer dos EUA. De acordo com as investigações, muitas das vítimas eram pessoas vulneráveis, como prostitutas e usuárias de drogas.

Little era ex-boxeador e nocauteava as vítimas com socos, além de asfixiar as pessoas. Alguns dos corpos jamais foram encontrados.

Ele foi preso em 2012 por problemas com drogas e os investigadores o ligaram a três assassinatos, antes do homem confessar os quase 100 homicídios.

Ele morreu no réveillon de 2021, em um hospital da Califórnia, aos 80 anos de idade.