SERIAL KILLER

Serial killer de Brasília: dormida em árvore, cerco fechado e troca de tiros. Confira um resumo do oitavo dia de buscas

Confira as principais informações sobre as buscas por Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, suspeito de matar quatro pessoas da mesma família, no Distrito Federal

Filipe Farias Batista
Filipe Farias Batista
Publicado em 16/06/2021 às 22:07 | Atualizado em 20/07/2022 às 20:30
Divulgação/PMDF
FOTO: Divulgação/PMDF

ATUALIZAÇÃO: Começa 10ª dia de procuras, nesta sexta. Veja onde Lázaro foi visto pela última vez.

As buscas por Lázaro Barbosa de Sousa, de 32 anos, suspeito de matar quatro pessoas da mesma família na zona rural de Ceilândia, no Distrito Federal, seguiram intensas no oitavo dia.

De acordo com a polícia, o 'serial killer do DF', como ficou conhecido nas redes sociais, está ficando encurralado. Cerca de 200 policiais da capital federal e do Goiás estão trabalhando no caso, além cães, três helicópteros e até drones.

Na terça-feira (15), por sinal, a polícia esteve próximo do assassino, chegando a trocar tiros com ele. Isso aconteceu na cidade de Edilândia (GO).

Em imagens gravadas pela polícia e que circulam na internet, mostram uma família composta por pai, mãe e filha sendo resgatada... Eles conseguindo deixar uma mata fechada e caminhando pelo leito do rio.

Nesse momento, Lázaro chega a disparar ao menos quatro tiros contra os policiais e as vítimas, que imediatamente tentam se proteger dos disparos.

Veja vídeo e entenda as dificuldades que a polícia enfrenta para capturar Lázaro:

 

Mesmo com as fortes investidas policiais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou nesta quarta-feira (16) que Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, está "fazendo a polícia do Distrito Federal e do Goiás quase como de bobas".

ABRIGO

De acordo com o portal Metrópoles, na madrugada desta quarta-feira (16), Lázaro invadiu uma fazenda, preparou comida e fugiu novamente. A propriedade rural fica localizada a cerca de 8 km de distância da cidade de Edilândia, em Goiás, onde ele foi visto na terça-feira (15).

“Ele entrou lá para fazer comida. Ainda quebrou a porta, mas não tinha ninguém. Ele pegou o que quis, a casa estava abastecida de comida. Dá a entender que ele estava muito tranquilo.

Agora, está cheio de polícia. Helicóptero pousando lá em casa”, disse uma das vítimas, de acordo com o Metrópoles. Com medo, a família deixou o local. 

>> Lázaro Barbosa: Pai do serial killer diz que filho é um monstro e torce por prisão

>> Vídeo mostra resgate de reféns e tiros efetuados pelo serial killer de Brasília contra polícia na mata

>> Caçada ao serial killer: Na madrugada desta quarta, Lázaro Barbosa invadiu nova fazenda, fez comida e sumiu novamente

>> Lázaro Barbosa, o serial killer de Brasília: 'Ele está cansado, acuado e ainda mais perigoso', afirma secretário de Goiás 

CANSADO

De acordo com o secretário de segurança pública de Goiás, Rodney Miranda, o fugitivo Lázaro Barbosa Souza, de 32 anos, está "cansado, acuado e ainda mais perigoso" nessa situação.

O homem, que ficou conhecido na internet como o "serial killer de Brasília", é o principal suspeito de ter cometido uma chacina no Distrito Federal. Esta quarta-feira (16) é o oitavo dia de buscas feitas pela polícia de Goiás atrás do suspeito.

"Ele já está com mais dificuldade ainda de conseguir alimento. Ele geralmente sai da mata atrás de comida, de alimentação. Ontem ele tentou, inclusive levou algumas vítimas para a beira do rio, mas nós conseguimos evitar que o mal acontecesse", disse o secretário a jornalistas.

"A área é muito grande, ele conhece muito bem, é mateiro, mas está cansado e acuado. Cansado e acuado, ele fica mais perigoso, mas fica mais suscetível à nossa chegada. Ontem nós ficamos muito perto dele. Hoje nós vamos pegar", concluiu. 

DORMINDO EM ÁRVORES

Em entrevista à Rede Globo, o porta-voz da Polícia Militar do Distrito Federal, major Michello Melo, apontou que o suspeito pode estar dormindo em cima das árvores para se esconder.

"Ele é um mateiro, um homem que conhece a mata, é criado nessa região, conhece cada detalhe. Além disso, ele é caçador, se esconde, dorme em cima das árvores", contou. 

>> 'Não é gente. É um monstro da pior espécie', diz pai de Lázaro Barbosa sobre o filho, serial killer de Brasília 

Quem é Lázaro?

Lázaro é natural de Barra do Mendes, cidade na região noroeste da Bahia. Foi lá que ele começou sua jornada de crimes, quando tinha 19 anos, ainda em 2007.

Seus primeiros assassinatos foram dois homens que tentavam proteger uma garota que ele perseguia por estar supostamente "apaixonado".

Durante 15 dias, ele fugiu se escondendo pelas matas e grutas da região. A caçada só terminou quando ele resolveu se entregar para a polícia.

A capacidade de ele se esconder, aliada à violência dos crimes, criou um boato na cidade de que Lázaro havia feito um "pacto com o diabo", mesma história que se fala atualmente.

Quando ainda estava escondido na serra, Lázaro usava uma tática para despistar a polícia. Ele usava os chinelos ao contrário, produzindo pegadas para o sentido contrário ao que estava indo.

Crimes cometidos por Lázaro

A ficha criminal de Lázaro Barbosa é extensa, e inclui delitos como estupro, roubos e assassinatos.

Veja a linha do tempo dos crimes:

  • 2007: Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, mas fugiu da prisão depois de 10 dias.
  • 2009: Preso no DF pelos crimes de roubo, estupro e porte de arma.
  • 2013 Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade".
  • 2014 Passa para o semiaberto e é beneficiado com trabalho externo.
  • 2016 Foge da unidade prisional do regime semiaberto.
  • Março de 2018: Lázaro é recapturado.
  • Julho de 2018: Foge do Presídio de Águas Lindas de Goiás (GO).
  • 2019: Justiça expediu novo mandado de prisão.
  • 26 de abril de 2021: Lázaro teria invadido uma casa no Sol Nascente.
  • 17 de maio: fez uma família refém na mesma região.
  • 9 de junho: teria cometido um triplo homicídio em uma chácara, no Incra 9, em Ceilândia (DF).
  • 10 de junho: rendeu o proprietário de uma fazenda, a filha dele e o caseiro.
  • 12 de junho: Polícia encontra corpo de vítima no Córrego da Cascalheira, localizado no meio da mata entre a BR-070 e a DF-180.
  • 13 de junho: furtou um carro e o abandonou na BR-070, depois, ele continuou a fuga, pela mata.
  • 14 de junho: Polícias do DF e de Goiás fizeram um cerco em 34 propriedades rurais da região e continuaram as buscas
  • 15 de junho: fez três pessoas de reféns e atingiu policial no rosto com disparo de arma de fogo