PASSANDO A LIMPO

Brasileiros recorrem a "coiotes" para entrar em Portugal

Coluna Conexão Portugal, da Rádio Jornal, reforçou que atuação de "coiotes" é esquema que está crescendo e estimulando a imigração ilegal de brasileiros

Elaine Santana
Elaine Santana
Publicado em 17/06/2021 às 18:08 | Atualizado em 29/06/2022 às 22:22
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

Brasileiros estão atuando como uma espécie de "coiote" em Portugal, com a função de introduzir outros brasileiros no país.

Durante a coluna Conexão Portugal, do Programa Passando a Limpo, nesta quinta-feira (17), o correspondente Antônio Martins explicou que a forma mais comum de atrair imigrantes é com falsas ofertas de emprego e alojamento.

"Isso é um esquema que tem crescido aqui. As entidades de apoio à imigração têm alertado às comunidades que tomem cuidado", reforçou o jornalista.

O problema de procurar informações em sites duvidosos é que eles ensinam a imigrar de forma irregular, correndo grandes riscos de deportação.

Orientação

Muitas vezes, pelo desespero em mudar de vida, as pessoas não percebem que estão sendo enganadas. A orientação é procurar instituições com informações confiáveis, como a Casa do Brasil ou o Consulado de Portugal.

Como ouvir?

O programa Passando a Limpo discute os principais assuntos do dia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h. Você pode sintonizar na 90.3 FM. Também é possível acompanhar o programa no formato de podcast.

Para isto, basta acessar o site da emissora ou o app da Rádio Jornal, disponível em Google Play, para Android, e Apple Store, para iOS; ou escutar pelo Apple Podcasts ou Spotify.