COVID-19

Pernambuco flexibiliza atividades econômicas na macrorregião 3; veja cidades que terão mudanças

Anúncio de flexibilização de atividades foi feito nesta quarta-feira (23), durante coletiva do Governo de Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/06/2021 às 17:14 | Atualizado em 08/06/2022 às 19:17
Reprodução/ YouTube
FOTO: Reprodução/ YouTube

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva nesta quarta-feira (23), a flexibilização das atividades sociais e econômicas das cidades da macrorregião 3 de saúde, no Sertão pernambucano, a partir da próxima segunda-feira (28).

As atividades econômicas podem voltar a funcionar até as 20h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos.

Os comércios de bairro e de rua e os escritórios têm horário especial. Poderão funcionar até as 19h, nos finais de semana. A capacidade permitida nos estabelecimentos será de 50% do total.

Na análise da última Semana Epidemiológica (SE 24), pela 3ª semana consecutiva, Pernambuco observou redução nos indicadores da covid-19, configurando uma tendência clara de desaceleração.

Em relação às solicitações de leitos de UTI, Pernambuco teve uma redução de 15%. Com isso, pela 1ª vez em 7 meses, desde novembro do ano passado, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva está abaixo de 80%.

Até mesmo na 3ª Macrorregião, que era a região mais preocupante, também houve queda nos casos de SRAG - de 21% em uma semana e 23% em 15 dias, o que justifica o avanço no Plano de Convivência com a Covid-19.

Cuidados no São João

A secretária Ana Paula Vilaça pediu que a população respeite os protocolos sanitários durante as celebrações juninas.

"É fundamental seguir os protocolos sanitários. A gente está diante de um feriadão, muitas pessoas estão em descolamento para o interior, mas ainda não é momento de festa. Infelizmente, é mais um São João que teremos que celebrar de forma diferente, restrito ao núcleo familiar (...). A recomendação do Ministério Público, que foi feita desde o ano passado, para que a gente evite acender fogueiras, queima de fogos, é fundamental de ser cumprida. A gente corre riscos de acidentes além de aumentar o número de doenças respiratórias e a gente não pode, nesse momento, sobrecarregar o sistema de saúde", disse.

Cidades da Macrorregião 3

Confira abaixo as cidades que sofrerão mudanças a partir da próxima segunda-feira (28).

VI Geres

Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa

XI Geres

Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada (sede), Triunfo

X Geres

Afogados da Ingazeira (sede), Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

Veja a coletiva: