PANDEMIA

Veja os dados da covid-19 em Pernambuco nesta quinta-feira (24)

Dados da covid-19 em Pernambuco são atualizados diariamente pela SES-PE

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/06/2021 às 16:21 | Atualizado em 26/05/2022 às 20:20
 Miva Filho/ SES
FOTO: Miva Filho/ SES

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (24/06), 1.391 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 68 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.323 (95%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 543.564 casos confirmados da doença, sendo 48.995 graves e 494.569 leves.

Também foram confirmados 56 óbitos, ocorridos entre 11/02/2021 e 23/06/2021. Com isso, o Estado totaliza 17.463 mortes pela covid-19. 

>> Vacina da Janssen: 1º lote chega a Pernambuco; veja quais cidades receberão as doses e como será divisão

>> Portaria restringe entrada de estrangeiros no Brasil por causa da covid-19

>> OMS: variante Delta impulsiona 3ª onda da covid-19 mais rápida e forte na África 

Sem fila de espera por leito de UTI

Pela primeira vez, em sete meses, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs em Pernambuco ficou abaixo de 80%. Nesta quinta-feira (24), o Estado tingiu a marca de 79%, registrando o menor índice desde 24 de novembro do ano passado.

“A caminhada foi longa até aqui e ainda temos muito o que avançar. Só que é fundamental destacar esse momento porque ele é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo as mãos higienizadas. Precisamos continuar valorizando esses cuidados”, frisou o governador Paulo Câmara, em pronunciamento divulgado nesta quinta. 

>> Pernambuco flexibiliza atividades econômicas na macrorregião 3; veja cidades que terão mudanças 

No momento, há 368 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes de covid-19 em todo o Estado, o que significa que não há mais fila de espera por vagas.

O Estado tem, atualmente, 1.812 leitos ativos de UTI, sendo a sexta maior rede do país e a maior de todos os Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus.

Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95