Grande Recife

Está sentindo frio no Recife nos últimos dias? Entenda os motivos

Quem está na capital pernambucana tem observado que o frequente calor tem dado espaço a um clima mais frio nas últimas semanas

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 30/06/2021 às 9:49 | Atualizado em 30/04/2022 às 19:24
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

Considera umas das cidades mais quentes do país, o Recife tem chamado atenção de seus moradores por causa do "frio" que está fazendo.

Quem acompanha as temperaturas da cidade tem notado que, nas últimas semanas, frequentemente, os termômetros estão marcando menos de 25ºC, inclusive durante o dia.

"Aqui a temperatura fica, geralmente, de 27°C para cima. De 25°C para baixo, nós sentimos frio, sim", brincou uma recifense no Twitter dia desses. Mas por que tanto frio?

A meteorologista Maria Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), explicou que há diversos fatores que interferem e provocam a diminuição da temperatura.

"Primeiro por causa da nebulosidade, bastante nuvem. Então quando está completamente nublado se tem uma menor quantidade de radiação solar. Isso já diminui mais a temperatura. As chuvas mais fininhas já esfriam também, e os ventos que faz com que a sensação térmica fique mais fria", explicou a especialista ao JC.

Na manhã desta quarta-feira (30), por exemplo, o termômetro do celular da reportagem marcava 23ºC, às 10h. 

>>> Apac emite alerta de possibilidade de fortes chuvas. 

Nos últimos dias, de acordo com a meteorologista, as temperaturas médias não vêm ultrapassando os 30°C no Recife.

"Não está frio, mas o clima mais agradável", opina. "Tem vários fatores. Nós estamos nos aproximando do inverno, o início do inverno é quando o sol atinge sua posição mais ao norte. Porque existe o movimento aparente do sol. No inverno, o Sol está posicionado na linha acima do Equador. Então, já existe uma diminuição da radiação solar", acrescentou.

Na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste pernambucano, o período chuvoso se inicia em abril e vai até o mês de julho, quando as regiões passam "Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL)", um sistema meteorológico..

Alerta de chuvas

Na terça-feira (29), a Apac emitiu alerta para possibilidade de chuva forte em Pernambuco. O alerta é para a Zona da Mata Norte, Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e Arquipélago de Fernando de Noronha, e segue até à noite dessa quarta-feira (30). No Recife, o dia amanheceu chuvoso, mas sem grandes pontos de alagamentos.

Defesa Civil

A Apac alerta que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.