internação

Mulher trans queimada no Recife amputa parte do segundo braço em cirurgia no HR

Roberta Silva, de 32 anos, teve 40% do corpo queimado em ataque no centro do Recife

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/06/2021 às 18:50 | Atualizado em 27/04/2022 às 18:30
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

A mulher trans Roberta Silva, de 32 anos, amputou parte do braço direito em cirurgia realizada nesta quarta-feira (04), no Hospital da Restauração (HR), onde está internada após ter sido queimada viva no Centro do Recife.

No final de semana, ela já havia sido submetida a um procedimento cirúrgico para amputar o braço esquerdo. Dessa vez, perdeu o braço direito.

De acordo com o HR, as cirurgias foram necessárias devido a gravidade das queimaduras.

As informações foi confirmada pela produção da TV Jornal.

Acompanhe outros detalhes abaixo, a partir de 08:30, do programa O Povo na TV.

Estado de saúde

De acordo com o repórter Waldson Balbino, o Hospital da Restauração informou que a cirurgia foi um sucesso vítima segue internada na UTI, mas está consciente e respira sem a ajuda de aparelhos.

''Quando a paciente foi reavaliada por nós, tinha uma perspectiva de uma nova amputação. Tinha feito uma desarticulação do braço esquerdo, mas estávamos vendo o nível de amputação do braço direito. Depois de 48 horas de aguardo, chegamos a conclusão e foi feito a amputação do terço médio. Ou seja, ela ficou com o coto do braço direito (na altura onde tomamos a vacina) e sem o braço esquerdo'', afirmou o chefe do setor de queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto.

Relembre o caso

Roberta Silva, de 32 anos de idade, teve 40% do corpo queimado na madrugada da quinta-feira (24). Em conversa com a codeputada estadual Robeyoncé Lima (Juntas/Psol), ela disse que a violência foi motivada por preconceito.

A comunidade LGBTQIA+ de Pernambuco trata o caso como transfobia.

Um adolescente, de 17 anos, é suspeito de ter cometido a agressão. Ele foi apreendido e cumpre medida socioeducativa em uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Matéria em atualização.