NOVO CORONAVÍRUS

Secretário de Saúde dá prazo para que toda a população receba primeira dose da vacina contra a covid-19 em Pernambuco; confira

 "Essa é a projeção se a entrega de vacinas ocorrer como se espera. Se houver aceleração, podemos antecipar esses prazos", disse ainda, André Longo, secretário estadual de Saúde de Pernambuco.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 30/06/2021 às 12:40 | Atualizado em 30/04/2022 às 18:35
Heudes Regis/SEI
FOTO: Heudes Regis/SEI

O secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, durante audiência pública realizada nessa terça-feira (29) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que toda a população adulta de Pernambuco receberá pelo menos a primeira dose da vacina contra covid-19 até setembro de 2021.

Ainda de acordo com Longo, caso os lotes previstos de vacinas aterrissarem em solo pernambucano antes do esperado, a programação pode ainda ser adiantada.

“Essa é a projeção se a entrega de vacinas ocorrer como se espera. Se houver aceleração, podemos antecipar esses prazos”, explicou.

>>>Pernambuco registra 975 casos de covid-19 nesta quarta (30)

Também na audiência pública, que contou com a prestação de contas do Governo do Estado sobre as ações de combate à pandemia nos primeiros quatro meses de 2021, foi discutida a possibilidade de garçons e entregadores de comida terem prioridade na fila da vacinação.

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) iniciou o debate, alegando que a imunização de tais profissionais protegeria não apenas os trabalhadores.

“Isso não protegeria só eles, mas também os seus clientes. E seria importante para os entregadores, que são bem mais jovens e, por isso, ainda não foram vacinados”, argumentou.

Longo, no entanto, adiantou que a Secretaria não pode alterar as prioridades definidas pela câmara técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI), vinculada ao Ministério da Saúde.

“Os argumentos para priorizar essas categorias e outras, como os bancários, são bastante lógicos. Mas temos vários municípios respondendo a processos nos órgãos de controle por atender a categorias que não estavam no plano”.

Covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 975 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 105 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 870 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 550.292 casos confirmados da doença, sendo 49.584 graves e 500.708 leves.

Mortes

Também foram confirmados 45 óbitos, ocorridos entre 19/04/2021 e 29/06/2021. Com isso, o Estado totaliza 17.685 mortes pela Covid-19.

Vacinação contra covid-19 no Recife

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, através de seu twitter pessoal, que trabalhadores e trabalhadoras da indústria e da construção civil a partir dos 38 anos estão aptos a agendar a vacinação contra a covid-19.

"Atenção trabalhadores e trabalhadoras da indústria e da construção civil: Abriremos hoje, às 18h, no Conecta Recife, o agendamento para quem tem 38+ e pertence a esse grupo. Vamos seguir avançando na imunização dos recifenses.", escreveu o prefeito.